2023

Itinerários Turísticos II

Nome: Itinerários Turísticos II
Cód.: SOC13845L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Qualificar os alunos para a aplicação prática das matérias lecionadas no âmbito temático dos itinerários turísticos, nomeadamente em termos dos métodos e técnicas de planeamento, gestão, avaliação e implementação de projetos neste domínio.
O2. Despertar nos alunos um espírito empreendedor e dotá-los de conhecimentos na modelização de atividades inovadoras no contexto de um projeto turístico na área da oferta de itinerários turísticos.
O3. Capacitar os alunos para identificar e compreender os impactes e desafios dos itinerários turísticos no desenvolvimento dos territórios.
O4. Proporcionar conhecimentos para o uso das tecnologias como ferramenta de apoio ao planeamento e operacionalização de um projeto de itinerários turísticos.

Conteúdos Programáticos

M1. Revista aos principais conceitos e metodologias associadas a itinerários turísticos:
M2. Abordagens empreendedoras e inovadoras para os mercados dos itinerários turísticos.
M3. Impactes e desafios dos itinerários turísticos no desenvolvimento dos territórios.
M4. Uso das tecnologias no planeamento, gestão e avaliação de itinerários turísticos.
M5. Trabalho de projeto

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos ativos de aprendizagem para incentivar os alunos a desenvolver a capacidade de assimilar os conteúdos de maneira autónoma e participativa. Na 1.ª parte do semestre, a prática pedagógica privilegiada é a dos estudos de caso (individualmente e/ou entre pares), para que os alunos possam direcionar a sua aprendizagem e explorar os seus conhecimentos (a maior parte previamente obtidos em Itinerários Turísticos) através da análise de situações reais, preparando para a resolução de problemas reais. Na 2.ª parte do semestre, a aprendizagem baseia-se no desenvolvimento, apresentação e defesa de um projeto com o objetivo de os alunos adquiram conhecimento por meio da ideação e operacionalização de um itinerário num contexto de pressupostos metodológicos a definir em cada ano letivo. Avaliação Continua: 30% Fichas de trabalho (individuais ou em grupo) e 70% (Trabalho de projeto: planeamento, concretização e defesa). Exame: projeto (100%).

Bibliografia

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