2023

Introdução à Qualidade

Nome: Introdução à Qualidade
Cód.: QUI13534L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender as definições de qualidade e a sua evolução ao longo do tempo.
Compreender a contribuição de cada impulsionador da qualidade.
Conhecer as ferramentas básicas da qualidade e de planeamento e gestão da qualidade. Reconhecer a importância das mesmas na identificação e resolução de problemas.
Identificar os custos da qualidade em diferentes pontos do processo. Desenvolver a capacidade de pesquisa.
Adquirir competências em processos de melhoria continua, de acordo com ciclo PDCA ou outros sistemas integradores.
Perceber a constituição do sistema Institucional Português de Qualidade.
Tomar consciência sobre a importância da certificação / acreditação para as várias entidades.
Aumentar a capacidade de decisão e argumentação.

Conteúdos Programáticos

1. Evolução e políticas da Qualidade.
Controlo da qualidade no séc XX.
Impulsionadores da qualidade.

2.Ferramentas básicas da qualidade:
Diagrama de Pareto, fluoxograma, cartas de controlo, diagrama de causa e efeito.

3.Ferramentas de planeamento ou gestão da qualidade e resolução de problemas.
Brainstorming, Benchmarking, diagrama de SWOT, auditorias, círculos da qualidade.

4.Custos da qualidade e custos da não-qualidade
Custos de falhas externas e internas, custos de prevenção, custos de avaliação.
Qualidade do ponto de vista do consumidor.
Variáveis e atributos.

5. Sistema Nacional de Qualidade (SPQ). Principais subsistemas do SPQ.
O Instituto Português da Qualidade. Normalização, metrologia e qualificação.
Breve introdução às normas ISO.

6. Boas práticas laboratoriais.
Qualificação e calibração.
Importância da certificação / acreditação para as várias entidades.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelos docentes
Nas aulas teóricas os métodos de ensino baseiam-se na exposição dos conteúdos teóricos, com recurso a meios audiovisuais, sendo que os alunos são solicitados a participar ativamente.
Nas aulas TP os métodos de ensino baseiam em debates conducentes à resolução de problemas identificados previamente. São apresentados casos reais para exploração e resolução nas aulas, com base nos conceitos, metodologias e ferramentas associadas à qualidade.
A avaliação da UC é feita através da realização de um trabalho escrito, e respetiva apresentação, sobre um tema do programa da UC e de um exame final (ou dois testes).
As duas componentes têm uma contribuição na nota final de 30% trabalho escrito e 70% exame final.

Bibliografia

António, N.S., Teixeira, A. e Rosa, A. Gestão da Qualidade, Edições Sílabo, 2019.
Seleme, R. and Stadler, H. Controlo da Qualidade: As ferramentas essenciais. Editora dialógia, 2ª ed. 2012.
Ishikawa, K. Introduction to Quality Control, Chapman and Hall editors, 2012.
Juran J.M. & Godfrey A.B. Juran’s Quality Handbook, 5th ed., McGraw-Hill, USA, 1999.
Mitra, A. Fundamentals of Quality Control and Improvement, 3th ed., John Wiley & Sons, Inc., 2008
Instituto Português da Qualidade – NP EN ISO 9000:2015 e 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – requisitos e Gestão da qualidade.