2025
Temas Integradores de Educação em Línguas
Nome: Temas Integradores de Educação em Línguas
Cód.: PED14728M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1 - Compreender o espaço da escola como um ponto de convergência de práticas linguístico-culturais;
O2 - Perspetivar a Biblioteca Escolar como polo potenciador de pontes entre experiências curriculares e extra-curriculares nas áreas da língua, da literatura e da cultura;
O3 - Ser capaz de promover dinâmicas colaborativas de articulação entre a dimensão prescritiva do currículo e programas/políticas públicas potenciadoras de articulação entre língua, literatura e cultura;
O4 - Analisar e mobilizar a investigação desenvolvida no âmbito da educação em línguas.
O2 - Perspetivar a Biblioteca Escolar como polo potenciador de pontes entre experiências curriculares e extra-curriculares nas áreas da língua, da literatura e da cultura;
O3 - Ser capaz de promover dinâmicas colaborativas de articulação entre a dimensão prescritiva do currículo e programas/políticas públicas potenciadoras de articulação entre língua, literatura e cultura;
O4 - Analisar e mobilizar a investigação desenvolvida no âmbito da educação em línguas.
Conteúdos Programáticos
1 Dimensões curriculares e extra-curriculares da educação em línguas: a formação do aluno numa perspetiva humanista.
2 Escola e BE: potenciação de experiências integradoras e de trabalho colaborativo.
3 Programas/Políticas Públicas possibilitadoras da articulação entre língua, literatura e cultura.
4 - A investigação em educação em línguas.
2 Escola e BE: potenciação de experiências integradoras e de trabalho colaborativo.
3 Programas/Políticas Públicas possibilitadoras da articulação entre língua, literatura e cultura.
4 - A investigação em educação em línguas.
Métodos de Ensino
Através da lecionação desta uc integram-se distintas temáticas da língua, literatura e cultura, numa relação com outras linguagens e sistemas semióticos, cujos espaços privilegiados são a escola e a biblioteca escolar. Esta integração é promovida por abordagens participativas e ativas, pela dinamização de atividades, por especialistas convidados e por visitas de estudo. Em todas as sessões é solicitada a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, considerando-os como participantes no conhecimento produzido. Prevemos breves exposições teóricas, suportadas no diálogo e nas contribuições dos estudantes; leitura de documentos/textos, seguida de debate, orientado por linhas de leitura; trabalhos individuais e/ou de grupo, elaborados a partir da reação às palestras dos convidados ou às visitas de estudo; partilha de experiências de leitura e escrita. As metodologias de ensino e de aprendizagem preconizadas procuram ir ao encontro e estar alinhadas com o modelo pedagógico do curso.
Avaliação
A avaliação nesta uc tem naturalmente em conta o regime de avaliação da Universidade de Évora, que se divide em regime de avaliação contínua e em regime de avaliação final.
No regime de avaliação contínua, um dos produtos finais para avaliação consiste na construção de um portefólio, onde os estudantes reunirão os trabalhos realizados e registarão as suas reflexões sobre algumas intervenções, quer dos docentes, quer dos especialistas convidados, quer das visitas de estudo. O outro produto final consiste na reflexão crítica sobre um artigo científico relacionado com os conteúdos desta uc.
Portefólio - 40%
Reflexão sobre o artigo 50%
Assiduidade e participação - 10%
(Classificação Final= (40+ 50+10)/100
No regime de avaliação final, os estudantes realizarão uma prova escrita.
Prova escrita 100%
No regime de avaliação contínua, um dos produtos finais para avaliação consiste na construção de um portefólio, onde os estudantes reunirão os trabalhos realizados e registarão as suas reflexões sobre algumas intervenções, quer dos docentes, quer dos especialistas convidados, quer das visitas de estudo. O outro produto final consiste na reflexão crítica sobre um artigo científico relacionado com os conteúdos desta uc.
Portefólio - 40%
Reflexão sobre o artigo 50%
Assiduidade e participação - 10%
(Classificação Final= (40+ 50+10)/100
No regime de avaliação final, os estudantes realizarão uma prova escrita.
Prova escrita 100%
Bibliografia
Martins, G. O. (Coord.). (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Pimenta, J. S., Balça, A., & Silva, M. F. (Orgs.). (2022). Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos. Edufro.
PNL2027. (2017). Quadro Estratégico Plano Nacional de Leitura 2027. ME/PNL
RBE. (2013). Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2021-2027.ME/RBE
Pimenta, J. S., Balça, A., & Silva, M. F. (Orgs.). (2022). Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos. Edufro.
PNL2027. (2017). Quadro Estratégico Plano Nacional de Leitura 2027. ME/PNL
RBE. (2013). Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2021-2027.ME/RBE
