2024

Trabalho de Projeto

Nome: Trabalho de Projeto
Cód.: ENF13449M
60 ECTS
Duração: 30 semanas/1560 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Aplicar de forma integrada os conhecimentos competências adquiridas no percurso formativo em favor de aplicações originais concretizadas num projeto
Aplicar de maneira argumentada a evidência científica que sustenta a ideia de projeto
Adotar metodologias e estratégias apropriadas à aquisição exploração análise de dados e disseminação da ideia de projeto
Utilizar um discurso com rigor científico que transmita a essência da ideia do projeto
Defender através de provas públicas o trabalho de projeto
Competências
Revela conhecimentos que permitem e constituem a base de desenvolvimento e/ou aplicações originais, destinadas ao ambiente profissional em SMO
Ajuíza sobre situações decide com base nos conhecimentos e competências
Sustenta a inovação recorrendo a evidência científica
Utiliza os passos metodológicos necessários à construção do projeto
Transmite segurança na comunicação técnico-científica sobre projeto
Defende publicamente perante um júri evidenciando conhecimento SMO

Conteúdos Programáticos

• Construção argumentada de um Projeto
• Fases da Metodologia de Projeto
• Enquadramento concetual e sua ligação ao percurso e trabalho final.
• Avaliação e Reflexão Critica do Projeto (análise dos indicadores qualitativos e quantitativos)
• Reflexão crítica das atividades e estratégias implementadas em articulação com competências do enfermeiro especialista/mestre
• Análise crítica do cronograma.
• Orientação para elaboração e apresentação do trabalho de projeto

Métodos de Ensino

Utiliza a orientação de proximidade e e-learning Privilegiar metodologias que estimulem o desenvolvimento dos estudantes assentes num trabalho de reflexão questionamento crítico e análise contínua expressos na orientação tutorial pelo professor
Realização de um trabalho de Projeto (TP) coerente e que simultaneamente tenha sustentação no meio profissional onde exercem desenhado a partir da metodologia de projeto Cada etapa do planeamento será sujeita a discussão reflexiva que capacite os estudantes de competências de argumentação que lhes permitam justificar cada uma das diferentes etapas do seu TP com base na evidência disponível e nas necessidades da população/grupo alvo
Seminários orientados para metodologia de projeto a orientação tutorial devem permitir discussão e fundamentação e um acompanhamento constante e individualizado para a planificação e organização do TP
Nota final do TP fica sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados alcançados

Bibliografia

Green, J. & Tones, K. (2010). Health promotion: Planning and strategies (2nd Ed). London: Sage Publications.
Mckenzie, J., Neiger, B. & Smeltzer, J. (2005). Planning, implementing & evaluating health promotion programs: a primer. 5th ed. San Francisco, CA: Pearson Higher Education. Benjamin Cummings.
Ordem dos enfermeiros (2012). Regulamento n.º 127/2011Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Diário da Republica, 2ª série, nº35 de 18 de fevereiro.
Overgaard, P. M. (2010). Get y the keys to successful project management. Nursing Management 41(6) 53-54.
Suhonen, M. & Paasivaara, L. (2011). Nurse managers’ challenges in project management. Journal of Nursing Management 19(3) 1028-1036