2024

Evolução e Tendências dos Cuidados de Saúde Materna e Obstétrica

Nome: Evolução e Tendências dos Cuidados de Saúde Materna e Obstétrica
Cód.: ENF13439M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A metodologia e os temas oferecem contributos para atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Compreender a importância da EESMO dada a inevitabilidade do cuidar na preservação da espécie
Reconhecer a importância das competências profissionais na qualidade dos cuidados SMO
Conhecer programas de qualidade de forma a dinamizar o desenvolvimento de iniciativas estratégicas institucionais na área da governação clínica

Competências
Revele conhecimentos para fundamentar a sua praxis em padrões de conhecimento da área EESMO
Demonstre capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades ético-sociais
Comunique conclusões, conhecimentos, raciocínios a especialistas e não especialistas na área da governação clínica
Desenvolva competências para aprendizagem ao longo da vida, auto-orientada e autónoma

Conteúdos Programáticos

Evolução histórica da disciplina de Enfermagem no contexto da Saúde Materna e Obstétrica.
Perspetiva histórica do cuidar materno:
- Cuidar materno ancestral e nas civilizações ocidentais
Evolução do cuidar materno e sua relação com a ESMO
A saúde da mulher-mãe (Orientações nacionais e internacionais)
Conferências da OMS e ONU
Proteção da maternidade/estruturas de apoio
Conceptualização e diretrizes do perfil de formação do EESMO
Enquadramento legal da carreira EESMO
Ambientes favoráveis à prática clinica
Gestão e organização dos cuidados de enfermagem
Gestão de pessoas (liderança, delegação, dotações seguras, supervisão, gestão de conflitos, desempenho profissional e avaliação)
Gestão dos riscos e segurança dos pacientes em SMO
Sistema de Informação/Comunicação
Gestão da Informação Clinica
Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde
Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem especializados

Métodos de Ensino

Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões letivas. Para além da apresentação dos temas programáticos pelo docente, as sessões letivas contam também com a participação dos estudantes que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões.

Avaliação

A avaliação da unidade curricular realiza-se através de um momento de avaliação formal individual com recurso a um trabalho escrito (80%) e apresentação e discussão em sala de aula (20%), baseado numa temática relacionada com os conteúdos programáticos da UC. A avaliação do trabalho escrito e da apresentação serão realizadas com base em grelhas previamente apresentadas aos estudantes.
Nota Final = trabalho escrito 80% + apresentação oral 20%

Bibliografia

Bernardino, M. (2017). Gestão em Saúde. Lisboa: Almedina
Barroso, F. et al (2021). Guia Prático para a Segurança do Doente. Lisboa;Lidel
Freitas, M. V. (2011).Comadres e Matronas: Contributo para a História das Parteiras em Portugal (séculos XIII-XIX). Loures: Lusociência, Edições Técnicas e Científicas, Lda
Sousa, P., & Mendes, W. (Eds.). (2019). Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde. SciELO-Editora FIOCRUZ.
Teixeira, S. (2019). Gestão das organizações. 3º Edição. Forte da casa: Escolar Editora
Zangão, O. & Bilro, P. (org.)(2022). Governação clínica: promoção da qualidade na prática clínica. Ponta Grossa: Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.481221808

Equipa Docente (2023/2024 )