2023

Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I

Nome: Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I
Cód.: PED13962M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Consolidar competências de investigação, no âmbito do projeto conducente à elaboração da dissertação
2. Coordenar o trabalho individual de investigação científica, atendendo às circunstâncias pessoais, profissionais e académicas
3. Elaborar e apresentar relatórios de progresso do processo de pesquisa conducente à elaboração da dissertação
4. Contribuir para o desenho e concretização de momentos de partilha coletiva de experiências pessoais de percursos de investigação, em contexto de dissertação

Conteúdos Programáticos

1. Planificação do processo de investigação científica
2. Gestão dos recursos e do tempo no processo de investigação científica
3. Apresentação de relatórios de progresso de processos de investigação científica

Métodos de Ensino

Metodologia
Privilegiar-se-á uma abordagem que conjugue momentos mais clássicos de apresentação de informação com outros em que a participação dos estudantes ou de personalidades convidadas e com contributos relevantes nas temáticas em que assentam os projetos de dissertação em curso. Prevê-se, também, a existência de momentos de apresentação de relatórios de progresso do percurso de cada estudante, no âmbito dos respetivos processos científicos conducentes à elaboração da dissertação.

Avaliação contínua
Relatórios periódicos (85%).
Assiduidade e participação nas atividades letivas da unidade curricular (15%).

Bibliografia

Gall, M., Gall, J. & Borg, W. (2003). Educational research: An introduction. (7ª ed.) Boston: Allyn& Bacon.
Guerra, I. (2006). Pesquisa Qualtitativa e Análise de Conteúdo- sentidos e formas de uso. Estoril: Princípia Ed.
Hill, M. & Hill, A. (2016). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
León, O. & Montero, I. (2000). Diseno de Investigaciones – Introducción a la lógica de la investigación en Psicologia y Educación. Madrid: McGraw-Hill
Ludin, I. (2016). Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais. Maputo: Escolar Ed.
Sousa, M.J. & Baptista, C.S. (2012). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios, segundo Bolonha. Lisboa: PACTOR
Vilelas, J. (2009). Investigação- O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Ed. Sílabo.

Equipa Docente