2023

Políticas Educativas, Territórios e Instituições

Nome: Políticas Educativas, Territórios e Instituições
Cód.: PED13955M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhece as políticas educativas existentes em cada território e as instituições, nacionais e internacionais, que as promovem e concretizam;
Conhece os instrumentos de gestão política em cada território;
Avalia a dimensão educativa das instituições presentes nos territórios e o respetivo contributo na génese e concretização das políticas educativas;
Analisa a relação entre os diferentes sistemas de qualificação existentes em cada território e a presença e o papel dos contextos formais e não formais de aprendizagem;
Avalia, numa dimensão territorial, a relação existente entre as políticas educativas e o desenvolvimento local, nas suas dimensões humana, social e económica;
Concebe e promove propostas de políticas educativas de âmbito territorial, considerando as características, necessidades e capacidades da população e das instituições;
Concebe e promove propostas de políticas educativas de âmbito institucional, considerando as suas necessidades e caraterísticas.

Conteúdos Programáticos

• Os conceitos de política educativa;
• As instituições internacionais com responsabilidades no desenho e promoção de políticas educativas (OCDE/UNESCO/Banco Mundial/Comissão Europeia/ONG’s/…);
• As instituições nacionais com responsabilidades no desenho e promoção de políticas educativas (Ministério da Educação e Ciência/IEFP/ANQEP/ONG’s/…);
• As instituições de âmbito local com responsabilidade no desenho e promoção de políticas educativas (autarquias locais/ONG’s/…);
• Os instrumentos de gestão política presentes em cada território (programas escolares/programas de educação e formação de adultos/programas de formação profissional/cartas educativas/cartas sociais/Agendas XXI/...)
• O conceito de cidade educadora e o movimento respetivo, a nível nacional e internacional;
• Os contextos formais, não formais e informais de aprendizagem;
• As instituições escolares e as instituições não escolares com potencial educativo.

Métodos de Ensino

Metodologia
Privilegiar-se-á uma abordagem que conjugue momentos mais clássicos de apresentação de informação com outros em que a análise de exemplos concretos de territórios proporcione bons estudos de caso e, dessa forma, complemente e ilustre a informação de natureza mais teórica.
A metodologia a adotar será, também, determinada pelo perfil dos estudantes de cada edição do curso, no sentido de valorizar os respetivos percursos pessoais e profissionais e as suas geografias de origem.

Avaliação contínua
Paper individual escrito sobre um dos temas da unidade curricular (85%).
Assiduidade e participação nas atividades letivas da unidade curricular (15%).

Avaliação em Regime de Exame
Os estudantes que optarem pelo regime de Exame, previsto no Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora, devem demonstrar as competências e conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular, através da realização de uma prova escrita de avaliação (100%).

Bibliografia

Bier, B., Chambon, A. & Queiroz, JM. (2010). Mutations territoriales et Éducation. ESF
Bosch, E. (2013). Educação e vida urbana: 20 anos de cidades educadoras. AICE
CNE (2002). Redes de aprendizagem, redes de conhecimento. CNE
CNE (2007). Educação e Municípios. CNE
Dentinho, T. & Rodrigues, O. (2007). Periferias e espaços rurais: comunicações apresentadas ao II Congresso de Estudos Rurais. Princípia Editora
Ferreira, F. (2005). O local em Educação: animação, gestão e parceria. FCG
IES/IPAV (2015). Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social. Social Business School & Instituto Padre António Vieira.