2023

Mediação e Relações Interpessoais em Contextos Educativos

Nome: Mediação e Relações Interpessoais em Contextos Educativos
Cód.: PED13953M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender as diferentes etapas do processo de mediação.
- Conhecer o perfil do mediador, clarificando o seu papel e as suas funções.
- Conceber projetos de mediação em contextos educativos.
- Desenvolver competências que permitam detetar, prevenir e resolver situações de tensão e/ou de conflito no seio das relações interpessoais, em contextos educacionais.
- Avaliar o impacto da visão da mediação como meio alternativo de resolução de conflitos entre as pessoas, suas vantagens e principais características.

Conteúdos Programáticos

1. Mediação - em teoria
1.1. O conflito: elementos, estilos de abordagem e atitudes básicas para a sua resolução.
1.2. Meios alternativos de resolução de conflitos.
1.3. Comunicação/Negociação.
1.4. A mediação: conceito e objetivos.
1.5. O processo de mediação.
2. Mediação- em contexto
2.1. Conhecer o contexto e o grupo.
2.2. Do diagnóstico à conceção de projetos de mediação.
2.3. Da implementação à Avaliação de projetos de mediação.
2.4. A Mediação em contextos educativos.

Métodos de Ensino

A forma de organização das atividades letivas compreende a realização de sessões presenciais de natureza coletiva, de sessões de orientação de tipo tutorial e conferências proferidas por convidados especialistas. As primeiras serão predominantemente de cariz teórico-prático e terão como suporte metodológico: exercícios de ativação de ideias-prévias, exposição interativa, debates, estudos de casos, dramatizações/simulações, análise e apresentação de comentários de textos, filmes, etc. Serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho e a utilização de diferentes recursos didáticos. Consideramos que só o uso de diferentes metodologias de ensino aprendizagem possibilita a aquisição dos objetivos propostos.
Avaliação: Pesquisa bibliográfica de revisão de literatura- trabalho escrito (80%) - a realizar individualmente ou em grupo, e apresentação e discussão dos resultados das pesquisas, sínteses e reflexão sobre elas realizados (20%)
EXAME- Prova Escrita- 100%.

Bibliografia

- Diego Vallejo, R. & Guillén Gestoso, C. (2009). Mediación- Proceso, tácticas y técnicas. Madrid: Pirámide.
- Favinha, M. (2007). O Director de Turma e a Mediação: a Coordenação da Gestão Curricular nos 2º e 3ºciclos do Ensino Básico. Évora: Universidade de Évora.
- Jares, X. (2007). Pedagogia da convivência. Porto: Profedições.
- Silva, A. E Moreira, Mª (org.) (2008). Formação e Mediação Sócio-Educativa- perspectivas teóricas e práticas. Porto: Areal Ed..
- Torrego Seijo (2003). Mediação de conflitos em Instituições Educativos- manual para Formação de Mediadores. Porto: Asa.
- Torremorell, Mª (2008). Cultura de Mediação e Mudança Social. Porto: Porto Ed.
- Vieira, R. et all. (2019). O olhar de crianças e jovens: Mediação Intercultural e Intervenção Social. Porto: Ed. Afrontamento.
- Vezzulla, J. (2001). Mediação: Teoria e Prática- Guia para utilizadores e profissionais. Lisboa: Agora Publicações.

Equipa Docente