2024

História da Administração e Gestão Escolar em Portugal

Nome: História da Administração e Gestão Escolar em Portugal
Cód.: PED13952M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Compreender a evolução das ideias e políticas educativas em Portugal (séc. XVIII a XX)
2- Conhecer as principais instituições educativas e a sua organização
3- Analisar a evolução dos mecanismos de organização, gestão e administração escolar nos últimos
duzentos anos na Escola Pública portuguesa
4- Identificar os principais arquivos educativos / escolares em Portugal

Conteúdos Programáticos

1- Evolução das ideias educativas em Portugal - o Triunfo da Escola Pública (séc. XVIII a XX)
2- O Movimento da Escola Nova e a afirmação da Escola Pública (séc. XIX e XX)
3- As Instituições educativas e a sua administração e gestão - Organização burocrática e a massificação da
educação pública:
3.1.Das Escolas de Primeiras Letras às Escolas Primárias (1760 a 1940)
3.2.Liceus e Colégios (1836 a 1974)
3.3.Universidades (séc. XIII à Reforma de Veiga Simão 1973)
4- Criação e desenvolvimento das tutelas administrativas (séc. XVIII a XX):
4.1. O Ministério do Reino (1736)
4.2. Ministério da Instrução Pública (1870 a 1933)
4.3. Ministério da Educação (desde 1933)
5- Gestão documental: os Arquivos Educativos e a sua organização

Métodos de Ensino

De acordo com os objetivos da unidade curricular, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a
participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção
reflexiva, bem como a hermenêutica de textos apresentados.

Avaliação

A aprovação nesta Unidade Curricular obtém-se:
a) em regime de avaliação contínua, através da realização de um trabalho escrito de investigação individual acerca da História da Administração e da Gestão escolar numa unidade política administrativa do território nacional (40%) − a apresentar até ao 1º dia da época de avaliação final −, e de uma prova de avaliação sumativa de conhecimentos relativa às matérias leccionadas nas aulas (60%) − a realizar no período de avaliação final.
b) em regime de avaliação final, através da realização de uma prova de avaliação sumativa de conhecimentos relativa às matérias leccionadas nas aulas − a realizar no período de avaliação final (100%).

Bibliografia

Barroso, J. (1995), Os Liceus - Organização Pedagógica e Administração. Lisboa: Fundação Gulbenkian.
Carvalho, R. (1986). História do Ensino em Portugal. Desde a Fundação da Nacionalidade até o Fim do
Regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Nóvoa, A. e Santa-Clara, A. (2003). Liceus de Portugal - Histórias, Arquivos, Memórias, Lisboa: Ed. ASA.
Pereira, S. (2006). Memórias do Liceu Português, Livros Horizonte
Pereira, S. (Coord.) (2008). Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771) - A reforma pombalina
da Universidade e o impacte na cultura luso-brasileira, Universidade de Évora e Fundação Calouste
Gulbenkian. Porto: Ed. Campo das Letras
Pereira, S. (2002). Memorias da Escola Primária Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte
Pereira, S. & VAZ, F. (2012). Universidade de Évora (1559-2009) 450 Anos de Modernidade Educativa,
Lisboa: Chiado Editora
Rocha, F. (1984). Fins e Objectivos do Sistema Escolar Português I, Período de 1820a1926. Porto:
Paisagem Editora

Equipa Docente (2022/2023 )