2025
Área de Docência III
Nome: Área de Docência III
Cód.: MUS14573M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a criatividade, individual e em grupo, a nível da AD.
Realizar ações de valorização e comunicação e aprofundar noções de gestão de ansiedade de palco/apresentação pública no domínio da AD.
Perspetivar relações entre elementos técnicos e expressivos no ensino do instrumento/jazz/composição.
Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Jazz/Composição em vigor no ensino vocacional de Música em Portugal ao nível do 10º ao 12º ano do ensino secundário (6º ao 8º grau).
Dominar, do ponto de vista técnico-interpretativo instrumental, obras do repertório da área de especialização do estudante, aplicáveis ao nível do 10º ao 12º ano do ensino secundário (6º ao 8º grau).
Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros textura e expressividade em contexto de ensino-aprendizagem.
Realizar ações de valorização e comunicação e aprofundar noções de gestão de ansiedade de palco/apresentação pública no domínio da AD.
Perspetivar relações entre elementos técnicos e expressivos no ensino do instrumento/jazz/composição.
Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Jazz/Composição em vigor no ensino vocacional de Música em Portugal ao nível do 10º ao 12º ano do ensino secundário (6º ao 8º grau).
Dominar, do ponto de vista técnico-interpretativo instrumental, obras do repertório da área de especialização do estudante, aplicáveis ao nível do 10º ao 12º ano do ensino secundário (6º ao 8º grau).
Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros textura e expressividade em contexto de ensino-aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
Estudo de repertório/prát instr./vocal e realiz de um proj de música de conjunto OU orquestra (Interp/Jazz); realização de proj composicionais (Composição).
Domínio de técnicas, mat e repertórios (6º-8º grau):
A)Genéricos
a.aquisição de autonomia interpretativa
b.construção de uma performance completa
B)Específicos
a.SOPROS afinação, fraseio, direcionalidade
b.CORDAS afinação, cordas dobradas, domínio extensão do instr.
c.ACORDEÃO texturas harmónicas, coord motora e bellow shake
d.PIANO desenv tímbrico/planos sonoros; notas dobradas; 8vas, acordes; saltos, polifonia
e.GUITARRA desenvolv. técnico; domínio extensão da guitarra
f.PERCUSSÃO/BATERIA técnicas: 4 baquetas (tradicional e Stevens), tremolos para tímpanos, multipercussão; indep rítmica e polirritmia de alto nível (4 membros)
g.VOZ métodos para estudo do canto lírico em várias línguas
h.COMPOSIÇÃO conhec avanç de todos os aspetos da composição (diferentes estilos)
i. JAZZ Formas mistas e improv avanç. Princípios de improv livre
Domínio de técnicas, mat e repertórios (6º-8º grau):
A)Genéricos
a.aquisição de autonomia interpretativa
b.construção de uma performance completa
B)Específicos
a.SOPROS afinação, fraseio, direcionalidade
b.CORDAS afinação, cordas dobradas, domínio extensão do instr.
c.ACORDEÃO texturas harmónicas, coord motora e bellow shake
d.PIANO desenv tímbrico/planos sonoros; notas dobradas; 8vas, acordes; saltos, polifonia
e.GUITARRA desenvolv. técnico; domínio extensão da guitarra
f.PERCUSSÃO/BATERIA técnicas: 4 baquetas (tradicional e Stevens), tremolos para tímpanos, multipercussão; indep rítmica e polirritmia de alto nível (4 membros)
g.VOZ métodos para estudo do canto lírico em várias línguas
h.COMPOSIÇÃO conhec avanç de todos os aspetos da composição (diferentes estilos)
i. JAZZ Formas mistas e improv avanç. Princípios de improv livre
Métodos de Ensino
Definição programa individual e bibliografia específica. Realização de projeto de mús. de câmara OU participação em projeto de orquestra (Interp).Aulas individuais/grupo, tipologia interativa. Atividades complementares. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: desempenho em autonomia, sala de aula e ativid. complem. - 20%; trabalho escrito (e apresentação) sobre materiais e repert. didáticos, programas e problemáticas relativos aos 6º a 8º graus (área de especialização) 20%; prova pública perante júri: Inter/Jazz: performance instrumental (ca. 40 min.), compreendendo repert. concertístico (25%), ensemble/orquestral (25%) e didático para nível de ensino do 6º ao 8º grau (10%). Compos: proj composicional feito durante o semestre: 60%. AVALIAÇÃO FINAL: trabalho escrito (e apresentação) sobre materiais e repertórios didáticos (6º-8º graus): 30% prova pública perante júri: Interp/Jazz: performance (ca. 40 min.),compreendendo repert. concertístico (30%). Compos: proj.composicional feito no semestre 70%.
Bibliografia
Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros mat didáticos).
Conway, C. M. & Hodgman, T. M. (2009). Teaching Music in Higher Education. OUP
Gabrielsson, A., Juslin, P.N. (2003). Emotional Expression in Music, in R. J. Davidson, H. H. Goldsmith, & K.R. Scherer (Eds.), Handbook of affective sciences, OUP, pp. 503-534).
Kingsbury, H. (1988). Music, talent, and performance: a conservatory cultural system. Temple UP
Le Corre, P. (2006), Lart du trac, Van de Velde
Greene, D. (2001). Performance Success: Performing Your Best Under Pressure, Routledge.
Lehmann, A., Sloboda, J., Woody, R. (2007). Psychology for musicians: Understanding and Acquiring the skills, OUP
Parncutt, R., McPherson, G. (2002). The Science and Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. OUP
Rush, S. (2017) Free Jazz, Harmolodics, and Ornette Coleman. Routledge.
Williamon, A. (2004). Musical Excellence: Strategies and Techniques to Enhance Performance, Oxford
Conway, C. M. & Hodgman, T. M. (2009). Teaching Music in Higher Education. OUP
Gabrielsson, A., Juslin, P.N. (2003). Emotional Expression in Music, in R. J. Davidson, H. H. Goldsmith, & K.R. Scherer (Eds.), Handbook of affective sciences, OUP, pp. 503-534).
Kingsbury, H. (1988). Music, talent, and performance: a conservatory cultural system. Temple UP
Le Corre, P. (2006), Lart du trac, Van de Velde
Greene, D. (2001). Performance Success: Performing Your Best Under Pressure, Routledge.
Lehmann, A., Sloboda, J., Woody, R. (2007). Psychology for musicians: Understanding and Acquiring the skills, OUP
Parncutt, R., McPherson, G. (2002). The Science and Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. OUP
Rush, S. (2017) Free Jazz, Harmolodics, and Ornette Coleman. Routledge.
Williamon, A. (2004). Musical Excellence: Strategies and Techniques to Enhance Performance, Oxford
Equipa Docente (2024/2025 )
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Manuel Fialho Conde
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
- Gil Batista Gonçalves
- Gonçalo André Dias Pescada
- Liliana Margareta Bizineche
- Luís Miguel Oliveira Gomes
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz
- Monika Streitová [responsável]
- Pedro Manuel Pereira Monteiro