2024

Psicologia do Trabalho e das Organizações

Nome: Psicologia do Trabalho e das Organizações
Cód.: PSI13244M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer e caracterizar as organizações representativas e organizativas dos psicólogos do trabalho e das organizações em Portugal, na Europa e no Mundo;
2. Conhecer as exigências inerentes a diferentes tipos de trabalho e as suas consequências para os trabalhadores;
3. Identificar riscos psicossociais existentes e emergentes nas organizações;
4. Compreender o impacto dos valores no trabalho no funcionamento das organizações;
5. Desenvolver uma perspetiva multicultural das organizações
6. Ser capaz de refletir criticamente sobre diferentes dilemas éticos que se colocam a um psicólogo do trabalho e das organizações.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento institucional da Psicologia do Trabalho e das Organizações (PTO)
1.1. A European Federation of Psychologists’ Association
European Certificate in Psychology (Europsy)
1.2. A European Association of Work and Organizational Psychology (EAWOP)
1.3. A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
1.4. Outros marcos institucionais: a Society for Industrial and Organizational Psychology
2. A PTO
2.1. A relação do trabalhador com o seu trabalho
Carga de trabalho física, cognitiva e emocional
Análise ergonómica do trabalho
A análise da tarefa e a análise da atividade
2.2. A dimensão relacional e social das organizações
Os riscos psicossociais
As representações do trabalho
Os valores no trabalho
Diversidade e multiculturalidade
3. O Psicólogo do Trabalho e das Organizações
3.1. Papéis e formas de atuação do Psicólogo do Trabalho e das Organizações
3.2. Ética, Deontologia e Responsabilidade Organizacional
Dilemas éticos em PTO

Métodos de Ensino

Prevê-se a combinação de apresentações estruturadas de conteúdos (aulas teóricas) com técnicas de elaboração, nomeadamente estudos de caso, discussões e debates temáticos orientados, visando a reflexão e a participação ativa dos alunos (aulas práticas).

Avaliação contínua: prova escrita, abrangendo todos os conteúdos lecionados (50%) + trabalho de exposição (em grupo) de um dilema ético em PTO e resposta fundamentada a um problema ético colocado por outro grupo, com apresentação escrita e oral e discussão pela turma (30%) + análise e apresentação (em grupo) de um artigo científico (estudo empírico) sobre um dos conteúdos programáticos abordados na UC (20%).
OU
Avaliação final: exame final, escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos (70%) + análise e apresentação (individual) de um artigo científico (estudo empírico) sobre um dos conteúdos programáticos abordados na UC (30%).

Bibliografia

Castillo, J.J. & Villena, J. (Orgs.) (2005). Ergonomia – conceitos e métodos. Lisboa: Dinalivro.
Landy, F. J. & Conte, J. M. (2016). Work in the 21st Century: an introduction to Industrial and Organizational Psychology (5th ed.). Hoboken: Wiley.
Lewis, R & Zibarra, L. (Eds.). (2013). Work and Occupational Psychology: integrating theory and practice. London: Sage Publications.
Nardon, L. Working in a multicultural world: a guide to developing intercultural competence. Toronto: University of Toronto Press.
Neto, H. V., Arosa, J. & Arezes, P. (Eds.) (2014). Manual sobre riscos psicossociais no trabalho. Vila do Conde: Civeri Publishing.
O’Donohue, W. & Ferguson, K. (Eds) (2003). Handbook of professional ethics for psychologists: Issues, questions, and controversies. London: Sage.