2024

Organização Industrial

Nome: Organização Industrial
Cód.: ECN13663M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade desta unidade curricular é preparar o aluno para saber utilizar as ferramentas e as técnicas de análise necessárias ao estudo de mercados de concorrência imperfeita (monopólio e oligopólio). No final do semestre o aluno deverá:

- compreender as diferentes estruturas de mercado
- saber formular e resolver modelos de interação estratégica entre empresas, usando teoria dos jogos
- perceber modelos de diferenciação horizontal e vertical do produto e modelos com publicidade
- perceber a utilização dos vários tipos de estratégias de discriminação de preços e saber como elas dependem da informação disponível
- perceber modelos de interação repetida e conluio entre empresas
- saber aplicar a teoria a casos concretos e, em particular, para analisar decisões de regulação

Ao nível das competências, esta UC pretende desenvolver a capacidade de o aluno fazer raciocínios formais e as suas competências analíticas.

Conteúdos Programáticos

1.Mercado e Estruturas de Mercado
1.1.As diferentes estruturas de mercado
1.2.Revisão do modelo de concorrência perfeita
1.3.Revisão do modelo de monopólio
1.4.Definição de mercado e medidas de concentração

2.Modelos de Oligopólio
2.1.Concorrência em quantidades
2.2.Concorrência em preços
2.3.Concorrência em preços com restrições de capacidade
2.4Escolha sequencial
2.5.Modelos com entrada livre no mercado

3.Diferenciação do Produto e Publicidade
3.1.Modelos de diferenciação horizontal
3.2.Modelos de diferenciação vertical
3.3.Publicidade

4.Segmentação e Discriminação de Preços
4.1.Os vários tipos de discriminação de preços
4.2.Discriminação de preços em monopólio
4.3.Discriminação de preços em oligopólio

5.Regulação da concorrência
5.1.Política da concorrência
5.2.Interacção repetida e conluio
5.3.Fusões entre empresas concorrentes
5.4.Comportamento estratégico para influenciar entrada

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a exemplos concretos. As secções são apoiadas em apresentações PowerPoint mas sempre com utilização do quadro, nomeadamente para fazer demonstrações de resultados e resolver exercícios.

Os alunos têm de fazer 3 trabalhos práticos em grupo, onde têm de aplicar os instrumentos e técnicas aprendidas nas aulas. Estes trabalhos envolvem a resolução de exercícios, muitos dos quais são novas aplicações ou generalizações dos modelos aprendidos nas aulas.

No regime de avaliação contínua, a avaliação é feita com base nos resultados obtidos em 3 trabalhos práticos de grupo (30%) e num exame final (70%). A nota mínima no exame é 7,5 valores.
No regime de avaliação por exame, a nota é baseada exclusivamente no exame (100%).

Bibliografia

1. Belleflamme, P. and Peitz, M., 2015, Industrial Organization, Markets and Strategies, 2nd edition Cambridge University Press.
2. Cabral, L.M.B., 2000, Introduction to Industrial Organization, MIT Press.
3. Lipczynski, John, John Wilson, John Goddard, 2013, Industrial Organization – Competition, Strategy, Policy, Fourth Edition, Prentice Hall.
4. Pepall, L., Richards, D., Norman, G., 2014, Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications, 5th edition, Wiley-Blackwell.