2024

Educação para o Ambiente: entre os Fundamentos e a Ação

Nome: Educação para o Ambiente: entre os Fundamentos e a Ação
Cód.: PAO10045O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Formação abrangente no âmbito da Educação ambiental, orientada para o desenvolvimento de uma cultura ambiental potenciadora da construção do sujeito ecológico, enquanto agente capaz de interpretar o mundo, expressar sentido critico e desencadear ações de mudança para a sustentabilidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Relacionar a diversidade de representações e de conceitos de Ambiente e Natureza com diferentes propostas para a Educação Ambiental.
Explorar o(s) conceito(s) de “sustentabilidade” e a sua importância na educação.
Conhecer os fundamentos éticos, conceptuais e metodológicos que servem de suporte a diferentes abordagens da Educação Ambiental.
Reconhecer o carácter inter e transdisciplinar da Educação Ambiental e da importância dos processos de continuidade.
Reconhecer a natureza global, sistémica e complexa dos fenómenos naturais e dos problemas ambientais contemporâneos.
Desenvolver cultura ambiental e ecológica nomeadamente através do contacto com estudos de caso em diferentes contextos socio-ecológicos.
Capacitar para o desenvolvimento de projectos de investigação no âmbito da Educação Ambiental.

Conteúdos Programáticos

1.Natureza e ambiente
Perceções e conceito(s) de Natureza e Ambiente
Relação da espécie humana com a “Natureza”
Natureza: do suporte de vida à dimensão espiritual.
A importância da Natureza. Biofilia. A hipótese de Gaia.
Ética e Natureza.

2.Temas ambientais contemporâneos
A crise ambiental
Ameaças e mudanças globais
A ecologia social

3.A missão e a estratégia da Educação Ambiental
Visões: do antropoceno ao ecoceno...
Políticas e cidadania
Legislação de base, Agendas Europeias, Tratados e Acordos.

4.A Educação para a Sustentabilidade (ES) e a Educação Ambiental (EA)
Pontos comuns, divergências e especificidades

5.Caminhos na e para a Educação Ambiental
O ativismo ambiental
O ecofemeninismo
O empirismo delicado
“The forest schools”
As eco-escolas
Outros

6.A criação de projetos em educação ambiental e a formação do sujeito ecológico.

Métodos de Ensino

Serão desenvolvidas metodologias que privilegiam a reflexão e participação dos estudantes através da análise de textos, vídeos, performances e outras recursos, com exploração colaborativa do seu conteúdo nas suas diversas dimensões. Pretende-se estimular a crítica fundamentada, desenvolver cultura ambiental e mobilizar a criatividade no desenvolvimento, individual, e num contexto de investigação-ação. São, também incentivadas visitas de campo, como metodologia de exploração e ligação aos lugares em contextos ambientais de proximidade.

Avaliação

A avaliação será realizada na modalidade Contínua, com base em trabalhos intercalares (40%) e do trabalho final de projeto individual, orientado pelo(s) docente (s), sujeito a uma apresentação e discussão a todos os elementos do grupo/turma. O trabalho final de projeto representará 60% da avaliação global.
Avaliação final: Apresentação oral e escrita de projeto (100%)

Bibliografia

Carvalho I.C.M. 2004. Educação Ambiental, a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez Editora.
Haraway D. 2016. Staying with the trouble. Duke University Press.
Ilhéu M. & Valente, M. 2019. Delicate empiricism and romance in education for sustainability. In Ensaiar Arte e Ciência para religar natureza e cultura (A. Nielson, J.E. da Silva Eds), PER#2 Pesquisa, Experimentação, Reflexão. Porto: Teatro do Frio edições.
Kudryavtsev A., Stedman, R. & Krasny, M. 2012. Sense of place in environmental education, Environmental Education Research, 18:2, 229-250.
Latour B. 2020. Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo: UBU – Atelier de Humanidades.
Pavlova M. 2013. Towards using transformative education as a benchmark for clarifying differences and similarities between Environmental Education and Education for Sustainable Development, Environmental Education Research, 19:5, 656-672.
Wilson, E.O. 1984. Biophilia. Harvard Univ. Press, Cambridge, MA.