2024

Estágio em Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica com Relatório

Nome: Estágio em Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica com Relatório
Cód.: ENF14554M
30 ECTS
Duração: 15 semanas/810 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver o conhecimento e competências científicas, técnicas e humanas que visem: a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família em resposta ao seu crescimento e desenvolvimento, à maximização da sua saúde e em situações complexas.
Pretende-se que o estudante seja capaz de:
-Assistir a criança/jovem e família na maximização da sua saúde
-Promover o crescimento e desenvolvimento da criança e do jovem
-Implementar e gerir um plano de saúde promotor da parentalidade e saúde
-Diagnosticar precocemente e intervir nas doenças comuns e situações de risco que afetem a criança/jovem
-Prestar cuidados específicos ao longo do ciclo de vida/desenvolvimento da criança/jovem.
-Desenvolver e mobilizar competências para o planeamento, execução e gestão de cuidados de enfermagem especializados em situações complexas
-Analisar de forma reflexiva a aquisição e desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Conteúdos Programáticos

A UC Inclui 160 horas para Relatório. Os conteúdos programáticos estão relacionados e resultam das competências que foram adquiridas ao longo da componente teórica do curso e do respetivo desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista e de Mestre em Enfermagem, assim como os que estão implícitos ao processo de análise crítica e sistematização do relatório final e que envolvem:
1-Competências de prestação de cuidados de enfermagem de saúde Infantil e pediatria a criança/jovem /família (avaliação diagnóstica, planeamento, implementação e avaliação);
2-Competências de prestação de cuidados de enfermagem de saúde Infantil e pediatria à criança/jovem /família em processos de doença na fase aguda e crónica (avaliação diagnóstica, planeamento, implementação e avaliação);
3-Competências de gestão e supervisão de cuidados de enfermagem de saúde Infantil e pediatria;
4-Competências de realização do relatório de estágio;
5-Competências de escrita e a comunicação científica.

Métodos de Ensino

As sessões de orientação tutorial individuais e/ou em grupo, com a presença dos estudantes e orientadores são o recurso na fase inicial, para permitirem a discussão e fundamentação do projeto a desenvolver. Posteriormente, serão entre o estudante e o seu docente orientador, para consecução do trabalho e elaboração do Relatório.
As horas O (outras) são destinadas a atividades de observação de outros contextos, participação em congressos ou visitas de estudo, entre outras.
A avaliação compreende a componente clínica, realizada com instrumento próprio, e a componente de Relatório, que inclui o documento escrito, sua apresentação e discussão pública perante júri.
A avaliação final resulta da média dos elementos de avaliação:
A. Componente Clínica: 50% (35% professor e orientador clínico + 15% estudante)
B. Componente Relatório: 50%
Nota: Os elementos A e B terão de ter individualmente uma nota mínima de 10 valores.
A UC só fica concluída depois da discussão pública do Relatório

Bibliografia

Hockenberry, MJ e Wilson, D (2014). Wong, Enfermagem da criança e do adolescente (9ª edição, vol I e II). Loures: Lusociência. Edições técnicas e Científicas Lda.
Diário da República, 2.ª série — N.º 133 — 12 de julho de 2018 - Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Diário da República, 2.ª série — N.º 119 — 22 de junho de 2015 - Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem.
Ramos, A.; Barbieri-Figueiredo, M. (2020) – Enfermagem em Saúde da Criança e Jovem. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-989-752-344-1