2024

Fundamentos de Enfermagem de Reabilitação

Nome: Fundamentos de Enfermagem de Reabilitação
Cód.: ENF14551M
4 ECTS
Duração: 15 semanas/108 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Analisa o enquadramento concetual que envolve a prestação de cuidados de enfermagem de reabilitação;
2.Analisa o impacto do processo de reabilitação e de adaptação à deficiência;
3.Compreende as competências específicas e o papel do EEER junto das pessoas, de outros profissionais e intervenientes sociais;
4.Analisa a importância dos instrumentos de colheita de dados (escalas), válidos e fiáveis, na caraterização da condição de saúde da pessoa.
5.Analisa o padrão documental do CEER no processo de tomada de decisão em enfermagem de reabilitação.
6.Compreende a relevância dos indicadores de qualidade sensíveis aos cuidados especializados de ER na identificação de necessidades e implementação de melhoria da prática dos cuidados.

Conteúdos Programáticos

I- O quadro concetual para a enfermagem de reabilitação
a.O sujeito dos cuidados, o ambiente e os cuidados de enfermagem de reabilitação;
b. A autonomia e a independência, a capacitação, o autocuidado, as atividades de vida diária e a qualidade de vida;
c. Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde.
II- O processo de reabilitação e de adaptação à deficiência. Modelos de prestação de cuidados de enfermagem de reabilitação.
III- As competências específicas do EEER e os Padrões de Qualidade dos cuidados de ER.
IV- Instrumentos de recolha de dados para a documentação dos cuidados especializados em Enfermagem de Reabilitação.
IV- O padrão documental e o processo de tomada de decisão em enfermagem de reabilitação.
V- Os sistemas de Informação, o resumo mínimo de Dados de Enfermagem de Reabilitação e os Indicadores da qualidade sensíveis à Cuidados Especializados em Enfermagem de Reabilitação (estrutura, processo e resultado).

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões expositivas, participativas. Os estudantes participam na dinamização das sessões tanto individualmente como em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar e também utilizando a sua experiência profissional. Recorre-se a técnicas que promovem a exposição e exploração dos assuntos, a reflexão e a discussão. Serão proporcionados momentos de análise e discussão de conceitos e também de realidades práticas.
A avaliação incluirá um trabalho de grupo escrito e com apresentação e discussão em sala de aula. A nota final da unidade curricular resultará da média ponderada destes dois momentos de avaliação. Os trabalhos de grupo deverão englobar conceitos programáticos apreendidos ao longo das sessões de ensino e são referentes aos conteúdos programáticos.

Bibliografia

Hoeman, S. (2011). Enfermagem de reabilitação: processo e aplicação.Loures: Lusociência
Regulamento n.º 392/2019. Regulamento das competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação. Ordem dos Enfermeiros. Diário da República, 2ª série, n.º 85/2019 de 3 de maio.
Reis, G., Bule, M.J. (2017). Capacitação e Atividade de Vida in Marques-Vieira, C. e Sousa, L. (Eds.) Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao longo da vida. (57-63). Loures:Lusodidacta
Santos, L. L. (2017). O Processo de Reabilitação in Marques-Vieira, C. e Sousa, L. (Eds.) Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao longo da vida. (15-23). Loures: Lusodidacta
Sousa, L., Marques-Vieira, C., Severino, S., & Caldeira, S. (2017). Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação para a investigação e prática dos enfermeiros de reabilitação in C. Marques-Vieira.& L. Sousa (Eds). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao Longo da Vida. (p.113-122). Loures: Lusodidacta.

Equipa Docente (2023/2024 )