2024

Estágio em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Nome: Estágio em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Cód.: ENF14542M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver o conhecimento e competências que visem a abordagem da criança/jovem e família ao longo do seu ciclo de vida; desenvolver, mobilizar e integrar as competências planeamento, execução e gestão de cuidados de enfermagem especializados em situações de especial complexidade, em contexto de cuidados de saúde comunitários
O estudante deve ser capaz de desenvolver, mobilizar e integrar competências para o planeamento, execução e gestão de cuidados de enfermagem especializados:
Assistir a criança/jovem e família na maximização da sua saúde
Promover o crescimento e desenvolvimento
Implementar e gerir um plano de saúde promotor da parentalidade e da saúde
Diagnosticar e intervir nas doenças comuns e situações de risco
Prestar cuidados específicos ao longo do desenvolvimento em situações de especial complexidade.
Analisar de forma reflexiva a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos estão relacionados e resultam dos conhecimentos, aptidões e competências que foram adquiridas ao longo da componente teórica do curso e do respetivo desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista e de Mestre em Enfermagem.

Métodos de Ensino

As metodologias a desenvolver visam o desenvolvimento de competências que promovam a prestação de cuidados à criança/jovem e família na maximização da sua saúde ao longo do seu ciclo de crescimento e desenvolvimento.
A unidade curricular integra 40 horas para Relatório e horas O (outras) destinadas ao desenvolvimento de outras atividades de acordo com o projeto individual do estudante, tais como: observação de outros contextos reais, participação em congressos ou visitas de estudo, entre outras. Neste Estágio, consideram-se duas componentes: competências clínicas em que se valoriza a autoavaliação do estudante (15%) e a heteroavaliação entre supervisor e professor (35%) e competências de desenvolvimento profissional através de trabalho escrito (50%).
Observações: Cada elemento de avaliação deve ter classificação igual ou superior a 10 valores, para assegurar sucesso na UC.

Bibliografia

Ordem dos Enfermeiros. (2019) – “Regulamento n.º 140/2019”. - Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista. Diário da República 2.ª série, 26 (fevereiro): 4744-50. https://dre.pt/application/conteudo/119236195
Ordem dos Enfermeiros. (2018) – “Regulamento n.º 422/2018”. - Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Diário da República 2.ª série, 133 (julho): 19192-94. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8733/infantil.pdf
Ordem dos Enfermeiros. (2015) – “Regulamento n.º 351/2015”. - Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Especializados em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. Diário da República 2.ª série, 119 (junho): 16660-65. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/legislacao/Documents/LegislacaoOE/RegulamentoPadQualidadeCuidEspecializEnfSauCriancaJovem_DRJun2015.pdf
- Considerar também toda a bibliografia incluída nas UC´s teóricas precedentes