2024

Estágio em Enfermagem Comunitária e de Saúde Publica com Relatório

Nome: Estágio em Enfermagem Comunitária e de Saúde Publica com Relatório
Cód.: ENF14540M
30 ECTS
Duração: 15 semanas/810 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Unidade Curricular dá continuidade à UC de estágio anterior, com duas experiências clínicas de igual duração, em Unidade de Saúde Pública (50%) e em Unidade de Cuidados na Comunidade (50%). Finalidade da UC: consolidar o desenvolvimento de competências de diagnóstico, planeamento, prestação e avaliação de cuidados especializados em ECSP com um Relatório Final sobre o processo.
Objetivos: implementar um projeto de intervenção comunitária, segundo as etapas do planeamento em saúde; contribuir para o processo de capacitação de grupos e comunidades, integrando, coordenando e dinamizando projetos/programas de âmbito Comunitário e de Saúde Publica; avaliar projetos/programas no âmbito da prevenção, proteção e promoção da saúde; realizar/cooperar na vigilância epidemiológica de âmbito geodemográfico; analisar criticamente o processo de desenvolvimento de competências em ECSP; elaborar relatório para provas públicas.

Conteúdos Programáticos

Esta UC tem em conta o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em ECSP (Regulamento n.º 428/2018, DR, 2.ª série N.º 135 de 16 de julho de 2018) e as competências de Dublin para o 2º Ciclo. Os conteúdos selecionados pretendem dar continuidade ao Diagnóstico de Saúde realizado no estágio anterior e desenvolver todas as etapas do Planeamento em Saúde de um Projeto de Intervenção na Comunidade, englobando as experiências clínicas dos dois contextos de estágio (USP e UCC):
• Determinação de Prioridades;
• Fixação dos Objetivos;
• Seleção e fundamentação de Estratégias e Metodologias;
• Preparação Operacional de todo o projeto de intervenção;
• Monitorização e avaliação do projeto;
• Liderança do processo;
• Justificação das escolhas, com base na teorização e na evidência científica.
O total de horas da UC inclui 160 horas para relatório.

Métodos de Ensino

O estágio deverá realizar-se sob a orientação e supervisão de enfermeiros especialistas na área, em USP ou UCC. No final deste estágio o estudante ter efetuado pelo menos 500h totais em cada contexto.
As sessões de orientação individuais e/ou em grupo, com os estudantes e orientadores permitem a discussão do projeto a ser desenvolvido. Posteriormente, as sessões terão lugar entre o estudante e o orientador, na consecução do trabalho a realizar e elaboração do Relatório Final.
A avaliação correspondente à componente clínica será realizada com instrumento próprio, preenchido por estudante e orientadores. A avaliação final resulta da média ponderada dos elementos de avaliação:
A. Componente Clínica: 50% (35% professor e orientador clínico + 15% estudante)
B. Componente Relatório: 50%
Os elementos A e B terão de ter individualmente uma nota mínima de 10 valores.
A UC fica concluída após a discussão pública do Relatório

Bibliografia

Imperatori, E. & Giraldes, M R (1993). Metodologia do Planeamento da Saúde. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública.
Lopes, V. & Arco, H. (2019). Intervenções na sobrecarga de cuidadores informais de idosos dependentes na comunidade: Revisão integrativa da literatura. Egitanea Sciencia V2, n.º 25. DOI: http://dx.doi.org/10.46691/.v2i25.291
Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas.
Regulamento nº 428 (2018). Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar. D.R., 2ª série-nº 135 (16/07/18).
Sipes, C. (2019). Project management for the advanced practice nurse (2nd edition). New York, NY, United States of America: Springer Publishing Company.