2024

Projeto em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Nome: Projeto em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Cód.: ENF14537M
2 ECTS
Duração: 30 semanas/54 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Unidade curricular visa o suporte ao estudante na realização do seu percurso, numa lógica de articulação das competências do mestrado, específicas da área de especialização e os interesses do formando em termos do seu desenvolvimento profissional e académico.
Assim, oferece aos estudantes a possibilidade de construírem um percurso diferenciado, em contexto profissional, enquadrar um projeto no qual desenvolva problemática(s) relacionada(s) com as unidades curriculares do curso.
Assenta na responsabilidade do estudante com o seu percurso, a promoção da autorreflexão e desenvolvimento pessoal e profissional bem como a construção de um percurso personalizado. Pretende-se reforçar a consciência de que o estudante é o construtor da sua própria formação, contribuir para uma aprendizagem ativa e facultar suporte à formação do especialista.

Conteúdos Programáticos

O conteúdo programático da Unidade Curricular varia de estudante para estudante, de acordo com o projeto e o contexto escolhido por este, em articulação com o orientador.
Não obstante, é possível prever que, de uma forma geral, o programa da UC será materializado no programa de trabalho do estudante, considerando as etapas de projeto, o perfil de competências, a estrutura do curso, incluindo especificamente os estágios, assim como os seus interesses.

Métodos de Ensino

Esta unidade Curricular assenta essencialmente na implementação de metodologias ativas, nomeadamente a de PjBL (Project Based Learning). A UC tem um seminário inicial de orientação para a realização do projeto. A partir daí, em orientação tutorial, estudante e orientador definem um programa de trabalho personalizado, atendendo ao projeto concreto do estudante. Cada projeto terá um orientador escolhido pelos formandos, que acompanha as UC de Projeto, de Estágio I, Estágio Final e Relatório. A avaliação da UC incide sobre o protocolo de projeto elaborado pelo estudante, na área de especialização e na sua área de interesse, apresentado e discutido com um júri de projeto. Pretende-se que o estudante prepare um projeto e o sintetize para apresentação, em formato pitch.

Bibliografia

Allard, Billie Lynn (2020) INSPIREd Care. A Valued-base Care Coordination Model. Indianapolis: Sigma Theta Tau International.
Anvik, C., Vedeler, J., Wegener, C., Slettebø, Å. & Ødegård, A. (2020). Practice-based learning and innovation in nursing homes. Journal of Workplace Learning, 32 (2), 122-134. Available from https://doi.org/10.1108/JWL-09-2019-0112
Guo, P., Saab, N., Post, L. & Wilfried, A. (2020). A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International Journal of Educational Research, 102, 101586 (1-13). Available from https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101586
Lock, D. (2007). Project management (9th edition). Hampshire, United Kingdom: Gower Publishing Limited.
Ribeiro, M. (2016). Eu sou o meu maior projeto. Lisboa, Portugal: Manuscrito Editora.
Sipes, C. (2019). Project management for the advanced practice nurse (2nd edition). New York, NY, United States of America: Springer Publishing Company.