2024

Enquadramento Conceptual de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Nome: Enquadramento Conceptual de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Cód.: ENF14531M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Unidade curricular que visa habilitar os estudantes acerca dos fundamentos para a aquisição e desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados especializados a crianças e jovens, desde o nascimento até aos 18 anos, ou até que a transição para a vida adulta seja conseguida, no seu contexto familiar e social, no âmbito do conteúdo funcional do/a enfermeiro/a especialista em enfermagem de saúde infantil e pediatria.
Espera-se que o estudante:
- Descreva os referenciais teóricos da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica;
- Desenvolva uma visão holística de cuidado à criança/ jovem/ família;
- Enuncie os modelos conceptuais de cuidados centrados na criança e família;
- Especifique a importância do modelo de parceria dos cuidados;
- Identifique as políticas de saúde infantojuvenis;
- Discuta o pensamento crítico e processo de cuidados de enfermagem especializados;
- Identifique áreas de investigação em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Conteúdos Programáticos

1. Evolução dos cuidados de saúde à criança/ jovem e família
1.1. Determinantes de saúde infantojuvenil
1.2. A influência da família e a família enquanto recurso
1.3. Métodos de trabalho e organização dos cuidados
1.4. Políticas de Saúde Infantojuvenil e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1.5. Áreas de investigação em enfermagem de saúde infantil e pediátrica
2. Padrões de qualidade dos cuidados especializados
3. Referenciais Teóricos de ESIP
3.1. Teorias e modelos de enfermagem
3.2. Cuidados centrados na criança e na família
3.3. Modelo de parceria dos cuidados
3.4. Cuidados atraumáticos
3.5. Empowerment da criança/ jovem e família
3.6. Desenvolvimento na infância e stress tóxico
4. Pensamento crítico em enfermagem pediátrica: processo de Enfermagem, classificações e taxonomias, sistemas de informação.
5. Legislação associada à criança/jovem e família: Direitos da criança; Direitos no âmbito da parentalidade. O/a enfermeiro/a face à proteção da criança/jovem e família.

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Método expositivo e participativo, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
Análise de artigos e documentos de referência.
Dinâmicas de grupo e análise de situações.
Orientação tutorial para apoio ao/à estudante no esclarecimento de dúvidas e desenvolvimento de aprendizagem.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Trabalho de grupo com apresentação e discussão individual ou teste escrito individual. Cada elemento de avaliação deve ter classificação igual ou superior a 9,5 valores, para assegurar sucesso na UC.
Exame: Teste escrito individual.

Bibliografia

Ordem dos Enfermeiros. (2018) – “Regulamento n.º 422/2018”. - Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Diário da República 2.ª série, 133 (julho): 19192-94. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8733/infantil.pdf
Ordem dos Enfermeiros. (2015) – “Regulamento n.º 351/2015”. - Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Especializados em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. Diário da República 2.ª série, 119 (junho): 16660-65.
McCormack, B.; McCance, T.; Bulley, C.; Brown, D.; McMillan, A. & Martin, S. (2021). Fundamentals of Person-Centred Healthcare Practice. John Wiley & Sons.
Ramos, A.; Barbieri-Figueiredo, M. (2020). Enfermagem em Saúde da Criança e Jovem. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-989-752-344-1
Smith, L.; Coleman, V. (2020). Child and Family-Centred Healthcare: Concept, Theory and Practice. Bloomsbury Publishing.

Equipa Docente (2023/2024 )