2024

Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica II

Nome: Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica II
Cód.: ENF14530M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A saúde das crianças/jovens/famílias depende de variados determinantes de saúde. Pretende-se através do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria dotar os estudantes com competências necessárias à prestação de cuidados especializados; desenvolver competências específicas com conhecimentos científicos, técnicos, humanos e culturais e elevar os conhecimentos e competências que lhe permitam prestar cuidados especializados à criança/jovem em situações complexas.
Os objetivos específicos são:
- Identificar o impacto da doença e da hospitalização
- Reconhecer as situações de risco.
- Analisar a atuação que envolve os cuidados à criança/ jovem e família, reconhecendo os recursos.
- Utilizar a evidência da atuação nos cuidados à criança/jovem/família em especial complexidade.
- Explicitar a atuação do/a enfermeiro/a especialista na promoção da segurança infantojuvenil e na redução de riscos;
- Identifique práticas de gestão da segurança da criança/ jovem e família.

Conteúdos Programáticos

1.Impacto da hospitalização na criança/jovem/família
2.Cuidado especializado ao neonato/criança/jovem na família em situação de: doença aguda, doença cronica, doenças raras, necessidades especiais de saúde, doença oncológica, deficiência/incapacidade.
3.A criança/ jovem e família e o risco:
3.1.Conceito de risco e perigo; perceção de risco e fatores preditores;
3.2.Avaliação e gestão do risco;
3.3.Oportunidades e ameaças do desenvolvimento infantojuvenil;
3.4.Deteção precoce e prevenção de situações de risco. Núcleo de proteção à criança/jovem.
4.Recursos comunitários de apoio à criança/jovem/família, atuação no processo de reabilitação/intervenção precoce.
5.Cuidados continuados e cuidados paliativos pediátricos em situações de fim de vida
6.Gestão da segurança dos cuidados à criança/jovem e família: indicadores de qualidade em enfermagem de saúde infantil e pediatria; instrumentos de gestão de segurança
7.Pensamento crítico em enfermagem pediátrica: algoritmos de decis

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Método expositivo e participativo, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
Seminários de peritos
Análise de artigos e documentos de referência.
Dinâmicas de grupo e análise de situações.
Orientação tutorial para apoio ao/a estudante no acompanhamento e desenvolvimento do trabalho de grupo e esclarecimento de dúvidas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Trabalho de grupo com apresentação e discussão individual ou teste escrito individual. Cada elemento de avaliação deve ter classificação igual ou superior a 10 valores, para assegurar sucesso na UC.
Exame: Teste escrito individual.

Bibliografia

Hockenberry, M.; Wilson, D. (2014). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.
Kenner, C., Altimier, L.B. & Boykova, M. V. (2020). Comprehensive neonatal nursing care. (6th ed.). Springer.
Pomeranz, A.; Svapna, S.; Sharon, B. & Robert, K. (2016) - Pediatric decision-making strategies. Elsevier Saunders. ISBN 978-0-323-29854-4
Ramos, A.; Barbieri-Figueiredo, M. (2020) – Enfermagem em Saúde da Criança e Jovem. Lidel. ISBN: 978-989-752-344-1
Ramos, A.: Marques, F.; Vaz, F. & Ramos, L. (2020). Aprendizagens em Contexto Simulado - volume V Departamento de Enfermagem da ESS/IPS.

Equipa Docente (2023/2024 )