2024

Saúde mental na parentalidade, infância e adolescência

Nome: Saúde mental na parentalidade, infância e adolescência
Cód.: ENF14529M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade da UC é permitir aos estudantes adquirirem conhecimentos que lhes permitam desenvolver competências profissionais para intervirem no processo de parentalidade, bem como ajudar crianças e adolescentes a manterem, melhorarem e recuperarem a sua saúde mental, desenvolvendo respostas adaptadas às dificuldades que vivem durante o seu desenvolvimento, em todos os contextos e etapas de vida.

No final espera-se que o estudante:
- Compreenda a importância da saúde mental na perinatalidade, na infância e na adolescência;
- Identifique situações de risco potencial de doença mental na perinatalidade, na infância e na adolescência;
- Identifique problemas de saúde mental e psiquiatria na perinatalidade, na infância e na adolescência;
- Demonstre conhecimentos e competências que vão no sentido da intervenção na saúde mental na perinatalidade, na infância e na adolescência, aos três níveis de prevenção.

Conteúdos Programáticos

- Modelos de compreensão do desenvolvimento no processo de parentalidade, na infância e na adolescência;
- Modelos de compreensão da perturbação mental na parentalidade, na infância e na adolescência;
- Modelos de intervenção no processo de parentalidade, em crianças e adolescentes com problemas de saúde mental e psiquiatria;
- Relação terapêutica e psicoterapêutica com crianças e adolescentes;
- Criação de cenários adequados à intervenção e/ou modelo terapêutico;
- Instrumentos de intervenção psicoterapêutica com crianças e adolescentes que apresentam respostas humanas desadaptadas em saúde mental.

Métodos de Ensino

Método demonstrativo e expositivo –participativo com recurso a suporte de realidade simulada como desenvolvimento de papeis ou visionamento de situações gravadas.
Recurso ao método expositivo e interrogativo para a exposição teórica dos temas e conceitos. Discussão e reflexão individual e em grupo.
Estratégias de avaliação
Realização de um trabalho individual final sobre um tema de saúde mental e psiquiatria referente ao processo de parentalidade, à infância e ou à adolescência. Na avaliação deste trabalho são ponderados os seguintes critérios:
- Apresentação, organização e legibilidade do discurso (10%);
- Pertinência, fundamentação e nível de desenvolvimento do assunto (30%);
- Análise e reflexão sobre os conceitos e realidade (20%);
- Reflexão crítica sobre o assunto (40%).

Bibliografia

Anciães, A., Agulhas, A., (2018) Divórcio e Parentalidade. Do Direito à Psicologia, Edições Sílabo.
Coelho, V. A., Sousa, V., & Marchante, M. (2016). “Atitude Positiva”: Um resumo de 12 anos de resultados de aplicação de programas de aprendizagem socioemocional. In A. Marques-Pinto, & R. Raimundo (Eds.), Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal (pp. 373-398). Lisboa: Coisas de Ler.
Coordenação Nacional Para A Saúde Mental. (2015). Conceito de Criança. Disponível em: Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco: http://www.cnpcjr.pt/left.asp?13.01
Direção Geral de Saúde (2017). Programa Nacional para a Saúde Mental-2017. Lisboa. Direção Geral Saúde.
World Health Organization, (2017). WHO Recommendations on Adolescent Health: Guidelines Approved by the WHO Guidelines Review Committee. World Health Organization.