2024

Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica I

Nome: Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica I
Cód.: ENF14526M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular visa habilitar os estudantes com conhecimentos e competências de nível avançado, que lhes permitam dar uma resposta eficaz às exigências e necessidades da criança/jovem ao longo do ciclo vital, na promoção e maximização da sua saúde.
Pretende-se que o estudante:
- Desenvolva o conhecimento sobre relações parentais e vinculação e sobre crescimento e desenvolvimento infantil e do adolescente
- Reconheça o binómio criança/família, atendendo às especificidades da autonomização e da maximização da saúde
- Privilegie os cuidados centrados na família atendendo à promoção e manutenção da saúde da criança/jovem
- Compreenda a influência dos estilos de vida na saúde da criança/jovem nas diferentes fases do ciclo de vida individual e familiar
- Reflita crítica e construtivamente sobre o contexto (familiar, escolar e comunitário) de crescimento e desenvolvimento das crianças/jovens, diagnosticando e desenvolvendo processos de promoção de estilos de vida saudável

Conteúdos Programáticos

Crescimento e desenvolvimento Infantil e do adolescente
Avaliação do crescimento e desenvolvimento
Consulta de enfermagem de saúde Infantil e juvenil
Promoção e maximização da saúde
Perturbações do desenvolvimento
2. A criança/jovem e família
Processos inter-relacionais estabelecidos entre a criança/jovem e família/pessoa significativa/prestador informal de cuidados
Relações Parentais e vinculação
Papéis e relações familiares
Transição e desenvolvimento da parentalidade
3. Os cuidados de enfermagem especializados em saúde da criança e jovem
Processo de cuidados em Saúde Infantil e Pediatria
Participação dos pais: processos de negociação, liderança e decisão
Práticas de intervenção colaborativa
4. Estilos de vida e saúde da criança/jovem
Estilos de vida, promoção da saúde e educação para a saúde
Influência dos estilos de vida na saúde da criança/jovem
Promoção de estilos de vida saudáveis

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Método expositivo e participativo, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
Seminários de peritos
Análise de artigos e documentos de referência.
Dinâmicas de grupo e análise de situações.
Orientação tutorial para apoio ao estudante no acompanhamento e desenvolvimento do trabalho de grupo e esclarecimento de dúvidas.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Trabalho de grupo com apresentação e discussão individual ou frequência de avaliação individual . Cada elemento de avaliação deve ter classificação igual ou superior a 9,5 valores, para assegurar sucesso na UC.
Exame: Trabalho individual ou frequência individual.

Bibliografia

Chora, Antónia & Alves, Neuza. (2018). A amamentação como estratégia de alívio da dor no lactente: Revisão, sistemática, Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento 4(2). pp.1430-1441. http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2018.4(2).1431 ISSN 2183-6663
Hockenberry, M. & Wilson, D. (2014). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.
Kenner, C., Altimier, L.B. & Boykova, M. V. (2020). Comprehensive neonatal nursing care. (6th ed.). Springer.
Ramos, A. & Barbieri-Figueiredo, M. (2020). Enfermagem em Saúde da Criança e Jovem. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-989-752-344-1
Sousa, Sílvia & Chora, Antónia. (2018). Aleitamento Materno Exclusivo e Obesidade em Idade Pré- escolar: Que relação? Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento 4 (2). pp.1401 - 1413. http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2018.4(2).1401 ISSN 2183-6663