2024

Desenvolvimento Pessoal na Saúde Mental

Nome: Desenvolvimento Pessoal na Saúde Mental
Cód.: ENF14525M
4 ECTS
Duração: 15 semanas/108 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como finalidade o desenvolvimento das competências necessárias a um elevado conhecimento e consciência de si como pessoa; à ligação e extensão de um Si a um Si-Profissional, enquanto ser com intrínseco valor terapêutico.
Com esta UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer as teorias do desenvolvimento humano;
- (Re)conhecer as dimensões individuais que enformam o “seu-Ser-enfermeiro”;
- Identificar experiências individuais significativas à explicitação da compreensão de si;
- (Re)considerar a compreensão de si ampliada em intersubjetividade;
- Transferir a apropriação e compreensão de Si utilizando o seu Self Terapêutico, na dimensão profissional.

Conteúdos Programáticos

Teorias de Desenvolvimento Humano e Modelos Teóricos Fenomenológico; Existencial-Humanista; Autobiográfico e da Aprendizagem Experiencial;
Conceitos de Self, ser-no-mundo, visão do Mundo, perceção, subjectividade, vivência, experiência praxis, aprendizagem, reaprendizagem.
Características da Aprendizagem experiencial para a descoberta de Si;
A intersubjectividade como veículo potenciador da apropriação e compreensão de Si, na prática profissional.

Métodos de Ensino

A UC decorrerá com recurso à aprendizagem teórica e teórico-prática através do conjunto de Metodologias participativas propostas .
Todas as sessões terão aulas TP com apresentação do conjunto de propostas, acordadas com o grupo de Estudantes.
Avaliação: Ensaio reflexivo autobiográfico das aprendizagens em conhecimento de Si e desenvolvimento pessoal (100%)

Bibliografia

Damásio, A. (2017). A Estranha Ordem das Coisas: a vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa. Temas e Debates-Circulo de Leitores.
Damásio, A. (2010). O Livro da Consciência. Lisboa. Temas e Debates.
Coimbra, A. (2021). A Exaustão no topo da Montanha. Ed. Paidós.
Feo, R., Rasmussen,P., Wiechula, R. (2017). Developing effective and caring nurse-patient relationships. Continuing Professional Development. Doi: https://10.7748/ns.2017.eI0735
Hanselman, R. (2021). A Vida dos Estoicos: a Arte de Viver, de Zenão a Marcou Aurélio. Intrínseca.
Josso, Marie-Christine (2002).Experiências de Vida e Formação. Lisboa:Educa.
Matos, C. (2016). Nova Relação. Lisboa. Climepsi Editores.
Naranjo, C. (2019). Sanar las Mentes para arreglar el mundo. Vergara.
Ricoeur, P. (2014). O Si mesmo como outro. São Paulo. Martins Fontes.
Santos, J. (2007). Ensinaram-me a ler o mundo à minha volta. Lisboa. Assírio & Alvim.
Sartre, J. P. (2015). O que é a Subjetividade? Rio de Janeiro. Nova Fronteira.