2024

Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica II

Nome: Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica II
Cód.: ENF14524M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como finalidade o desenvolvimento das competências de avaliação diagnóstica, com recurso a instrumentos de medida sensíveis aos cuidados de enfermagem bem como o desenvolvimento da comunicação terapêutica, da relação de ajuda em enfermagem e desenvolva competências especializadas de ajuda em enfermagem de saúde mental com uma pessoa, grupo ou família com alterações da saúde mental.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Co-construir uma relação de ajuda em enfermagem
- Fundamentar a indicação das diversas intervenções em função das características da situação do cliente (stepped care).
- Aplicar de forma fundamentada (com base na teoria, na técnica e na evidência) algumas intervenções especializadas mais comuns em enfermagem de saúde mental e em psiquiatria.
- Valorizar a importância da supervisão clínica na ajuda em enfermagem

Conteúdos Programáticos

- Teorias de comunicação terapêutica
- O processo de transferência/contra transferência
- Os impasses terapêuticos
- O uso de si mesmo na relação terapêutica
- Políticas e programas de reabilitação psicossocial
- Estratégias e metodologias. Educativas e de Treino na educação do indivíduo, grupos e comunidades
- Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas
- Modelos e programas de intervenção em saúde mental: (Gestor de caso, Terapeuta de referência, entre outros)
- Intervenção especializada em Saúde Mental:
- Intervenções Psicoterapêuticas (técnicas de relaxamento, gestão da agressividade e do impulso, utilização de mediadores de expressão)
- Intervenções de base biológica (Psicofarmacologia, Eletroconvulsivoterapia)
- Intervenções Socioterapêuticas (técnicas socio e psicodramáticas)
- Intervenções Psicoeducativas (psicoeducação)
- Intervenções Psicossociais (gestão terapêutica do ambiente, técnicas de resolução de conflitos; treino metacognitivo)
- Supervisão clínica na ajuda em enfermagem

Métodos de Ensino

Método expositivo-participativo com recurso à experiência do grupo de estudantes.
Treino de entrevista de ajuda em ambiente simulado, com técnicas de role play e de espelhamento
Avaliação: Trabalho académico em grupo (80%) e apresentação do trabalho (20%).

Bibliografia

Halter, M. (2017). Foundations of Psychiatric Mental Health Nursing: A Clinical Approach. 8th edition. Elsevier - Health Sciences Division.
Ordem dos Enfermeiros [OE] (2019). Cuidados de Enfermagem Especializados na Recuperação da Pessoa com Doença Mental Grave. Lisboa: OE.
Pain, S. (2002). Teoria e técnica da arte-terapia: a compreensão do sujeito. Artes médicas/Dinalivro.
Ramos, L.; Nunes, L. (2017). Modelos de acompanhamento do ensino clínico em saúde mental e psiquiatria. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento (RIASE). nº 2, 1014-1033.
Sequeira, C.; Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental - Diagnósticos e Intervenções Lisboa; Lidel.

Equipa Docente (2023/2024 )