2024

Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica I

Nome: Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica I
Cód.: ENF14522M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como finalidade o desenvolvimento das competências de avaliação diagnóstica, com recurso a uma taxonomia e a instrumentos de medida sensíveis aos cuidados de enfermagem e que considerem a perspetiva individual e sociofamiliar, bem como das competências necessárias ao planeamento das intervenções especializadas em enfermagem de saúde mental com uma pessoa, grupo ou família com alterações da saúde mental.
No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender as características do raciocínio clínico de enfermagem
- Compreender criticamente um modelo de avaliação diagnóstica em enfermagem de saúde mental e psiquiatria considerando a perspetiva individual e sociofamiliar;
- Realizar uma entrevista clínica;
- Analisar criticamente os dados resultantes da entrevista e definir um quadro diagnóstico inicial;
- Planear cuidados com base no quadro diagnóstico.

Conteúdos Programáticos

1. Raciocínio Clínico em enfermagem
a. Enquadramento conceptual
b. Raciocínio Clínico e raciocínio crítico
2. Modelo de avaliação diagnóstica (técnicas de avaliação)
a. Estratégias de avaliação diagnóstica
b. Instrumentos de avaliação diagnóstica
c. Avaliação diagnóstica e uso de instrumentos de medida
d. Instrumentos de medida sensíveis aos cuidados de enfermagem
e. Modelos de avaliação participada de base comunitária
3. Treino de avaliação diagnóstica
a. Treino de entrevista clínica
b. Treino de análise de dados e diagnóstico de enfermagem
4. Planeamento de cuidados

Métodos de Ensino

Método expositivo-participativo com recurso à experiência do grupo de estudantes.
Treino de entrevista clínica em ambiente simulado, com técnicas de role play e de espelhamento
Avaliação: Trabalho académico em grupo (80%) e apresentação do trabalho (20%).

Bibliografia

• Halter, M. J. (Margaret J. (2021). Varcarolis’ foundations of psychiatric-mental health nursing: a clinical approach (M. J. (Margaret J. Halter, Ed.; 9th ed.). Saunders.
• Lopes, M. J. (2018). Forming and Maintaining Interpersonal Relationships. In J. Santos & J. Cutcliffe (Eds.), European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century. Principles of Specialty Nursing (Under theauspices of the European Specialist Nurses Organisations (ESNO)) (pp. 247–257). Springer, Cham.https://doi.org/10.1007/978-3-319-31772-4_19
• National Collaborating Centre for Mental Health. (2011). Common mental health disorders: The Nice Guideline on Identification and Pathways to Care. London: The British Psychological Society and The Royal College of Psychiatrists. Retrieved from www.bps.org.uk
• Townsend, M. C., & Morgan, K. I. (2017). Psychiatric mental health nursing: concepts of care in evidence-based practice (9th ed.). F A Davis