2024

Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica II

Nome: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica II
Cód.: ENF14520M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo de aprendizagem: adquirir conhecimentos e competências para a prestação de cuidados especializados à pessoa com perturbação mental, envolvendo a família e a comunidade
Competências
Compreende os fatores genéticos e neurofisiológicos que afetam a saúde mental
Identifica estratégias de prevenção da doença mental e intervenção precoce
Compreende o impacto das perturbações mentais no autocuidado e funcionalidade
Identifica, avalia e intervém nos principais focos e diagnósticos de enfermagem associados às perturbações mentais
Analisa e reflete criticamente sobre as vivências da pessoa com perturbação mental, família, grupo e/ou comunidade, nos diversos contextos
Conhece os programas de sensibilização e redução de riscos de desenvolver perturbação mental
Compreende o impacto dos problemas mentais dos pais, nas perturbações mentais das crianças
Identifica, analisa e desenvolve estratégias de empoderamento da pessoa, família, grupo ou comunidade em risco ou com perturbações mentais

Conteúdos Programáticos

Fatores genéticos e neurofisiológicos da saúde mental
Medidas de prevenção da perturbação mental e proteção da saúde mental (grupos vulneráveis)
Funcionamento do sistema nervoso
Perturbações mentais e o impacto no autocuidado e funcionalidade
Fatores predisponentes, fatores precipitantes e sinais e sintomas precoces de problemas de saúde mental
Programas de sensibilização e redução de riscos
Comorbilidade e o efeito dos comportamentos aditivos sobre a saúde
O impacto dos problemas mentais dos pais, nas perturbações mentais das crianças
Estratégias de empoderamento da pessoa, família, grupo ou comunidade em risco de ou com perturbação mental

Métodos de Ensino

Usar-se-ão uma diversidade de métodos, de acordo com as características do grupo de estudantes e a complexidade dos temas a desenvolver. Todavia todas as metodologias serão centradas no estudante, exigindo portanto a sua participação ativa. Assim, far-se-á uso do método expositivo e demonstrativo, seguido de discussão em grupo; da discussão de casos clínicos, reais ou simulados; da análise e discussão de documentos diversos (e.g., filmes, livros, pinturas); da simulação e consequentemente do role-play, com videogravação como material de hetero e auto-análise.
Sempre que oportuno far-se-á uso de sistemas de E-Learning.
Estratégias de avaliação
O estudante poderá optar por avaliação contínua ou por avaliação final.
Avaliação contínua:
Presença proativa nas sessões de contacto, incluindo sessões de simulação e roleplay – 20%
Elaboração e análise de casos clínicos com identificação de focos – 20%
Avaliação por frequência – 60%
Avaliação Final:
Exame escrito – 100%

Bibliografia

American Psychiatric Association. (2014). DSM-5- Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. (5a ed.). Climepsi Editores.
Pinho, L. G.; Lopes, M. J.; Correia, T.; Sampaio, F.; Arco, H; Mendes, A.; Marques, M.C. Fonseca, C. (2021). Patient-Centered Care for Patients with Depression or Anxiety Disorder: An Integrative Review. Journal of Personalized Medicine. 11(8):776
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.
Sequeira, C. (coord.) (2018). Padrão de documentação de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental – diagnósticos e intervenções. Lidel – Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4
Townsend M. C. (2011). Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica – conceitos de cuidado na prática baseada na evidência. (6ªed.), Lusociência.