2024

Enfermagem de Reabilitação na Comunidade

Nome: Enfermagem de Reabilitação na Comunidade
Cód.: ENF14517M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Discutir as determinantes da saúde /doença com reflexo no processo de continuidade dos cuidados à pessoa com alteração da funcionalidade.
- Compreender o processo de adaptação ao ambiente comunitário
- Analisar as políticas, programas e recursos comunitários para a reinserção da pessoa
- Avaliar as condições sociais e ambientais na transição para a comunidade.
- Compreender as dinâmicas familiares e as repercussões na reabilitação e reinserção social
- Compreender o cuidado informal facultado à pessoa com deficiência e limitação funcional
- Compreender a participação do enfermeiro de reabilitação nas equipas: intra e interdisciplinares
- Discutir estratégias para a continuidade de cuidados em ambiente comunitário

Conteúdos Programáticos

1.Introdução
2. Processo de adaptação da pessoa deficiente ao ambiente comunitário.
- Politicas, programas e recursos
- Determinantes da saúde - doença com reflexo no processo de continuidade dos cuidados à pessoa com disfuncionalidade
- Transição para a nova condição de saúde e para o ambiente comunitário
- Enfermagem de reabilitação: um recurso na continuidade de cuidados.
3.Familia da pessoa com deficiência
- Crises situacionais, avaliação familiar e intervenção
- Transição para familia cuidadora
- Programas de capacitação e capacitação da familia
- Papel e sobrecarga do cuidador informal
4. Enfermagem de reabilitação em ambiente comunitário
- Consultas e intervenção no domicilio e em programas e projetos
- Estratégias de intervenção no domicilio
- Complementaridade da intervenção interdisciplinar
- A RNCCI como resposta de saúde e social
5. Legislação, acessibilidade/barreiras, e avaliação do contexto para as pessoas com deficiência

Métodos de Ensino

Privilegiam-se metodologias centradas na aprendizagem do aluno seja em tempos de expositivos participativos seja em trabalho individual seja ainda em trabalho de grupo. Recorrer-se- á a análise de textos para apurar o sentido crítico e a discussão para debater projetos de planos de intervenção. O doente - família é o parceiro que deve ser capacitado e acompanhado. Far-se-á apelo à experiência profissional e pessoal dos estudantes solicitando a sua participação. A discussão de casos será adotada.
A avaliação pode ser continua ou por exame final.
Avaliação contínua - trabalho de grupo (60% trabalho escrito+40% apresentação e discussão)
Avaliação em exame - teste escrito individual (100%)

Bibliografia

Martins, M.; Martins, A., Martins, A.R. (2018) Reeducação Familiar/Social- Reconstrução da Vida Familiar e Social no Processo de Reabilitação autocuidados no domicilio In Marques -Vieira; Sousa (coord) Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao Longo da Vida pg 67-78. Loures: Lusodidata.
Reis, G. (2018) O Adulto com dependência assistido nos autocuidados no domicilio In Sotto Mayor, M.; Sequeira, C.; Reis, G. (coord) Visita Domiciliária pg 119-140. ISBN 978-989-20-8851-8
Sim-Sim, M. M. S. F., Bule, M. J. A., Reis, M. G. M. d., Pires, E. M. G., Fernandes, M. A. M., & Barros, M. d. L. F. (2019). Conocimiento de adultos jóvenes sobre el accidente cerebrovascular en una ciudad del sur de Portugal. Enfermería Global, 18(4), 423-434. Doi:http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.18.4.3433
Sotto Mayor, M.; Leite, M (2018) Implicações psicossociais da experiencia Informal de Cuidar In Sotto Mayor, M.; Sequeira, C.; Reis, G. (coord) Visita Domiciliária pg 213-231. ISBN 978-989-20-8851-8

Equipa Docente (2023/2024 )