2024

Estágio em Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa

Nome: Estágio em Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa
Cód.: ENF14515M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estágio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Competências
Integra os princípios e a filosofia CP na sua prática de cuidados de enfermagem;
Analisa valores e crenças pessoais em diferentes contextos de CP;
Avalia e alivia a dor e outros sintomas pela utilização de vários instrumentos de medida, planeando e executando um plano de cuidados personalizado ao doente e família, com base na melhor evidência científica;
Avalia e faz gestão das necessidades psicossociais e espirituais de doente e família;
Analisa em profundidade e atua em aspetos éticos, legais e culturais inerentes aos CP; Comunica de forma terapêutica com doente, familiares e equipa de saúde;
Implementa programas de luto para doente/familiares;
Implementa, avalia e monitoriza planos de cuidados personalizados com intervenção coordenada da equipa multidisciplinar de CP;
Promove programas de formação em CP para diferentes profissionais.
Analisa criticamente a qualidade dos serviços e programas implementados.

Conteúdos Programáticos

Nesta unidade curricular não existem conteúdos programáticos, mas sim atividades que o estudante deve realizar durante o seu estágio.
Inclui 40 horas para relatório. O estágio deve ser desenvolvido apenas num serviço/equipa, 210h, com a seguinte tipologia:
‐ Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos;
‐ Equipas Intra‐hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos;
‐ Unidades de Cuidados Paliativos (internamento)
Considerando os objetivos gerais e as competências definidas para este estágio, o estudante deve planear e desenvolver atividades que lhes permita alcançá-los.
Deve integrar-se na equipa, participar diretamente na prestação de cuidados de enfermagem e demonstrar competências na implementação de um plano assistencial de qualidade à pessoa com doença crónica, avançada e progressiva, à sua família e ao seu grupo social de pertença, em todas as fases do processo de doença, incluindo a fase final, maximizando a sua qualidade de vida e diminuindo o sofrimento.

Métodos de Ensino

A metodologia preconizada é que o aluno desenvolva atividade assistencial, adquira e mantenha um sentido crítico e construtivo da sua ação, seja responsável pela sua autoaprendizagem, monitorizando-a no sentido de alcançar a máxima qualidade assistencial. Deve ser orientado na elaboração de um diário de campo e de um registo sistemático da observação participante, que irá realizar. Do total de horas da UC, 40h estão afetas à elaboração do relatório.
Deve ser supervisionado por um Supervisor Clínico, especialista/mestre na área do CE, responsável pelo seu estágio e por um Supervisor
Pedagógico, da escola/equipa de docentes.
É avaliado numa escala de 0 a 20 valores, por um conjunto de critérios que incluem a Dimensão Cognitiva, Dimensão Afetiva e Dimensão Psicomotora, cada uma operacionalizada por critérios relacionados com as competências do especialista. Todos atores envolvidos no processo têm conhecimento dos critérios de avaliação do estágio e participam no processo.

Bibliografia

DL n.º 74/2006 de 24 de mar de 2006, Regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, e alterações seguintes, Capítulo III Mestrado.
DR, 2ª série, n.º 26/2019 de 6 de fev de 2019 - Regulamento nº 515/2018 – Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista
DR, 2.ª série — N.º 135 — 16 de jul de 2018 Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Regulamento n.º 429/2018 Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa
Lei de Bases dos Cuidados Paliativos - Lei nº 52/2012 de 5 de set
Barbosa, A; Neto, IG Manual de Cuidados Paliativos (2010) Ed Faculdade de Medicina de Lisboa
Chery, N. I., Fallon, M. T., Kaasa, S., Portenoy, R. K., & Currow, D. C. (Eds.). (2015). Oxford textbook of palliative medicine (5 ed.). New York: Oxford University .
Cobb, M., Puchalski, C. M., & Rumbold, B. (2012). Oxford textbook of spirituality in healthcare. Oxford: Oxford University Press.
Coyle, N., & Ferrell, B. (2015). Care of the Imminently Dying. Oxford