2024

Enfermagem de reabilitação: Fenómenos e intervenções em processo orto-traumatológico

Nome: Enfermagem de reabilitação: Fenómenos e intervenções em processo orto-traumatológico
Cód.: ENF14513M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Aprofundar conhecimentos sobre as alterações fisiopatológicas dos sistemas músculo-esquelético.
2 - Compreender as técnicas de reabilitação musculosquelética nos vários niveis de prevenção,
3 - Saber adequar as técnicas de reeducação e reabilitação e às crianças, idosos, situações crónicas e as diferentes situações patológicas especificas, do foro musculosquelético.
4 - Ser capaz de:
- Utilizar os instrumentos de avaliação válidos e fiáveis
- Diagnosticar problemas/necessidades na área específica;
- Planear cuidados de enfermagem de reabilitação;
- Executar técnicas específicas de enfermagem de reabilitação;
- Avaliar os resultados pretendidos/obtidos.

Conteúdos Programáticos

1.Diagnósticos de enfermagem relativos às alterações da função musculoesquelética: Critérios de diagnóstico/atividade diagnóstica.
2.Reeducação da mobilidade e Intervenções de Enfermagem centradas na satisfação do cliente, na promoção da saúde, na prevenção de complicações
3.Atividades de vida diária e ajudas técnicas/produtos de apoio
4.Enfermagem de reabilitação na pessoa sujeita a cirurgia musculoesquelética
5.Enfermagem de reabilitação nas alterações degenerativas do sistema músculo-esquelético
6.Enfermagem de reabilitação nas alterações traumáticas do sistema músculo-esquelético

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar prevê a aplicação de técnicas informativas e demonstrativas. Pretende-se que cada estudante participe ativamente no processo ensino-aprendizagem, prevendo-se para o desenvolvimento da unidade curricular, discussão de temáticas específicas em grupos restritos e no grupo alargado através da orientação e realização de trabalhos.
A exposição e o debate em sala serão feitos pelo docente ou pelos estudantes com base nas pesquisas que se efetuarão em bases de dados, de acordo com as temáticas propostas. Privilegia-se em sala de aula estratégias interativas conducentes à participação e reflexão dos estudantes. Privilegia-se a execução de trabalhos em grupo e individuais em que os estudantes integrem as suas pesquisas, para encontrarem a melhor evidência científica. Avaliação continua - trabalho escrito individual ou em grupo - (70% Trabalho Escrito + 30% Apresentação e Discussão). Exame - trabalho escrito individual.

Bibliografia

1. Coelho, C., Barros, H., & Sousa, L. (2017). Reeducação da Função Sensoriomotora. In C. Marques-Vieira; L. Sousa (Eds). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação á Pessoa ao Longo da Vida. (pp. 227–251). Loures: Lusodidacta.
2. Ferreira, R. F., Ribeiro, L. A., & Fonseca, C. J. (2020). Rehabilitation Nursing Program for Elderly Functional Independence. In Handbook of Research on Health Systems and Organizations for an Aging Society (pp. 102-114). IGI Global.
3. Hoeman, S. P. (2012). Enfermagem de reabilitação: prevenção, intervenção e resultados (4ª ed.). Loures: Lusodidacta.
4. Vigia, C., Ferreia, C., & Sousa, L. (2017). Treino de Atividades de Vida Diárias. C. Marques-Vieira; L. Sousa (Eds). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação á Pessoa ao Longo da Vida. (pp. 351–363). Loures: Lusodidacta.

Equipa Docente (2023/2024 )