2024

Estágio em Enfermagem de Reabilitação

Nome: Estágio em Enfermagem de Reabilitação
Cód.: ENF14511M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Avalia a funcionalidade respiratória e cardíaca e diagnostica alterações que determinam limitações da atividade, incapacidades e restrição da participação. Implementa programas de treino respiratório e cardíaco, visando a adaptação às limitações decorrentes das alterações respiratórias e cardíacas e à maximização da autonomia e da qualidade de vida.
Diagnostica, planeia, executa e avalia intervenções de enfermagem de reabilitação à pessoa com doenças cardíacas e/ou respiratórias na fase aguda, subaguda, de sequelas e/ou no período peri operatório, visando a adaptação às limitações decorrentes das alterações da funcionalidade respiratória e/ou cardíaca e à maximização da autonomia e da qualidade de vida.
Gere os cuidados e projetos, otimizando a resposta da equipa de enfermagem e seus colaboradores e a articulação na equipa multiprofissional.
Produz dados que demonstrem resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação.

Conteúdos Programáticos

1.Cuidados de enfermagem de reabilitação a pessoas com doenças cardíacas e/ou respiratórias na fase aguda, subaguda, de sequelas e/ou no período peri operatório.
2.Cuidados de enfermagem de reabilitação a pessoas e grupos em risco de desenvolverem alterações da funcionalidade respiratória e/ou cardíaca.
3.Gestão e supervisão de cuidados de enfermagem de reabilitação.
Nas horas totais da Unidade Curricular estão incluídas 40h para Relatório.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino baseiam-se na aprendizagem em prática clínica supervisionada por enfermeiros e docentes especialistas na área. Percentagem mínima tempo alocada a cada processo: 40% para o Processo Respiratório; 40% para o Processo Cardíaco. Contextos e percentagens mínimas de tempo: Hospital ou Centro de Reabilitação – 50%; Domicílio ou UCC ou ECCI (RNCCI) – 20%; RNCCI (U. Convalescença, U. Média Duração e Reabilitação, U. Longa Duração e Manutenção, U. Cuidados Paliativos) – 10%; Comunidade/Escolas/Grupos – 10%; Lar ou Residência Assistida – 10%; Áreas Pediatria – 10%; Desporto – 10%; Contexto no âmbito da especialidade validado por supervisor clínico – 10%.
Avaliação:
Avaliação Clínica: Autoavaliação - 15%+Heteroavaliação supervisor clínico - 35%.
Avaliação pelo Professor: 50% (Projeto de Estágio (25%) + Planeamento de Cuidados (25%).
Nota mínima em cada componente é de 10 valores.
A avaliação final de cada estudante é da responsabilidade do professor (orientador).

Bibliografia

Ferreira, D.S., Teodoro, A.D., Gaspar, L.J., Ferreira, M.D., Sousa, M., & Rocha, S. (2018). Guia Orientador de Boa Prática: Reabilitação Respiratória. Lisboa: Ordem dos enfermeiros.
Hoeman, S.P. (2011). Enfermagem de reabilitação: Processo e aplicação. Loures: Lusodidacta.
Marques-Vieira, C. & Sousa, L. (Org.) (2017). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa ao longo da vida. Loures: Lusodidacta.
Novo, A, Delgado, B., Mendes, E., Lopes, I., Preto, L. & Loureiro, M. (Orgs.) (2020). Reabilitação Cardíaca - Evidência e Fundamentos para a Prática. Loures: Lusodidata.
Sousa, L., Novo, A., & Martins, M. (2020). A enfermagem de reabilitação no empoderamento e capacitação da pessoa em processos de transição saúde-doença. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, 3(1): 63-68.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.8.5763