2024
Enfermagem de Saúde Familiar II Indivíduo / Família ao longo do ciclo vital
Nome: Enfermagem de Saúde Familiar II Indivíduo / Família ao longo do ciclo vital
Cód.: ENF14507M
7 ECTS
Duração: 15 semanas/189 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Descrever o plano nacional de saúde e os programas de saúde tendo em consideração os processos de saúde-doença da família e a intervenção de enfermagem nos vários contextos;
Avaliar o impacto do autocuidado e da literacia na saúde do individuo e família ao longo do ciclo vital;
Analisar os principais problemas de saúde-doença do individuo/ família nas várias fases do ciclo vital;
Discutir a influência da doença crónica no individuo/ família nas várias fases do ciclo vital;
Conceber e planear cuidados de enfermagem especializados ao individuo na família ao longo do ciclo vital nos vários programas de saúde;
Discutir as opções de intervenção na prestação de cuidados ao individuo/ família nas várias situações de saúde/doença ao longo do ciclo vital com base na melhor evidência científica.
Avaliar o impacto do autocuidado e da literacia na saúde do individuo e família ao longo do ciclo vital;
Analisar os principais problemas de saúde-doença do individuo/ família nas várias fases do ciclo vital;
Discutir a influência da doença crónica no individuo/ família nas várias fases do ciclo vital;
Conceber e planear cuidados de enfermagem especializados ao individuo na família ao longo do ciclo vital nos vários programas de saúde;
Discutir as opções de intervenção na prestação de cuidados ao individuo/ família nas várias situações de saúde/doença ao longo do ciclo vital com base na melhor evidência científica.
Conteúdos Programáticos
1.O plano nacional de saúde e os programas de saúde cuidados de enfermagem ao individuo/ família na unidade de saúde e no domicílio.
2.Promoção do autocuidado e literacia ao longo do ciclo vital
3.O cuidar antropobiopsicossocial, cultural e espiritual:
oConsulta de enfermagem à família com crianças
oAlimentação, vacinação e prevenção de acidentes
oCrianças e jovens em risco e/ou com necessidades especiais
oLegislação e programas
oConsulta de enfermagem em saúde sexual e reprodutiva
oSexualidade, educação sexual e prevenção da violência sexual
oConsulta de enfermagem em saúde do adulto
oCuidados em situação de feridas, diabetes, doenças cerebrovasculares, obesidade, doenças infeciosas, respiratórias e oncológicas
oConsulta de enfermagem às pessoas/famílias idosas
oAvaliação da dependência/qualidade de vida
oPrevenção da violência
oRedes de cuidados e parcerias
4.Gestão da doença crónica e apoio na vivência da morte.
5. Prática baseada na evidência.
2.Promoção do autocuidado e literacia ao longo do ciclo vital
3.O cuidar antropobiopsicossocial, cultural e espiritual:
oConsulta de enfermagem à família com crianças
oAlimentação, vacinação e prevenção de acidentes
oCrianças e jovens em risco e/ou com necessidades especiais
oLegislação e programas
oConsulta de enfermagem em saúde sexual e reprodutiva
oSexualidade, educação sexual e prevenção da violência sexual
oConsulta de enfermagem em saúde do adulto
oCuidados em situação de feridas, diabetes, doenças cerebrovasculares, obesidade, doenças infeciosas, respiratórias e oncológicas
oConsulta de enfermagem às pessoas/famílias idosas
oAvaliação da dependência/qualidade de vida
oPrevenção da violência
oRedes de cuidados e parcerias
4.Gestão da doença crónica e apoio na vivência da morte.
5. Prática baseada na evidência.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos tem uma base teórica e teórico-empírica, combinando exposição teórica dos conteúdos programáticos com exercícios em sala de aula; análise e discussão de casos; role-playing; seminários com peritos e trabalhos de pesquisa e síntese.
A avaliação continua será constituída por uma prova escrita individual (60%) + 1 estudo de caso em grupo (40%)
Avaliação em exame Prova escrita individual (100%)
O estudante não poderá ter avaliação inferior a 10 valores em qualquer dos trabalhos ou dimensões de avaliação, seja escrita seja oral.
A avaliação continua será constituída por uma prova escrita individual (60%) + 1 estudo de caso em grupo (40%)
Avaliação em exame Prova escrita individual (100%)
O estudante não poderá ter avaliação inferior a 10 valores em qualquer dos trabalhos ou dimensões de avaliação, seja escrita seja oral.
Bibliografia
Fenstermacher, K. & Hudson, B.T. (2019). Practice Guidelines for Family Nurse Practitioners (5th Edition). Elsevier.
Figueiredo, M. H. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Lusociência.
Regulamento nº 428 (2018). Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar. D.R., 2ª série-nº 135 (16/07/18).
Wright, L. M. & Leahey, M. (2012). Enfermeiras e famílias: Um guia para avaliação e intervenção na família (5ªed.). Editora Roca.
Kaakinen, J. R., Coehlo, D. P., Steele, R., Robinson, M. (2018). Family Health Care Nursing: Theory, Practice, and Research (6th Edition). F.A. Davis Company.
Figueiredo, M. H. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Lusociência.
Regulamento nº 428 (2018). Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar. D.R., 2ª série-nº 135 (16/07/18).
Wright, L. M. & Leahey, M. (2012). Enfermeiras e famílias: Um guia para avaliação e intervenção na família (5ªed.). Editora Roca.
Kaakinen, J. R., Coehlo, D. P., Steele, R., Robinson, M. (2018). Family Health Care Nursing: Theory, Practice, and Research (6th Edition). F.A. Davis Company.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Isaura da Conceição Cascalho Serra [responsável]