2024

Relação e Comunicação em Saúde no Cuidado à Pessoa em Situação Crítica

Nome: Relação e Comunicação em Saúde no Cuidado à Pessoa em Situação Crítica
Cód.: ENF14498M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolva conhecimentos e habilidades para o uso apropriado de estratégias de comunicação com os intervenientes no processo de cuidados;
Saiba gerir a comunicação interpessoal na relação terapêutica com a pessoa/família face à situação de doença crítica e/ou falência orgânica;
Compreenda a problemática da situação de crise associada à vivencia de processos complexos de doença crítica e o seu impacto na pessoa/família, bem como estratégias para lidar com a situação;
Desenvolva competências emocionais que capacitem para assistir a pessoa/família, nas perturbações emocionais decorrentes da situação crítica de saúde;
Adquira estratégias orientadoras do processo de comunicação de más notícias
Demonstre conhecimentos e habilidades de relação facilitadoras dos processos de luto e morte digna
Identifique necessidades da família/cuidador da pessoa em situação crítica e mobilize conhecimentos e habilidades para responder de forma adequada, envolvendo a família/cuidadores no processo de cuidados

Conteúdos Programáticos

Comunicação em saúde
Comunicação terapêutica
Relação interpessoal em saúde
Relação terapêutica
Intervenção em crise
Gestão de emoções
Transmissão de más notícias
Gestão de conflitos
Trabalho de equipa
Família/cuidador como parceiros no cuidado à pessoa em situação crítica

Métodos de Ensino

As metodologias são preferencialmente ativas, através de sessões expositivas e interativas, com recurso a partilha de experiências, discussão de casos, “brainstorming”, “role playing”, análise de textos, visualização e reflexão crítica de filmes, realização, apresentação e discussão de trabalhos de grupo e estudo orientado.
Avaliação:
Realização de um trabalho escrito de grupo, num máximo de 4 estudantes, centrado na apresentação e análise fundamentada de uma situação da prática, enquadrada nos conteúdos/objetivos da unidade curricular, com ponderação de 85%.
Apresentação oral e discussão do trabalho de grupo, com ponderação de 15%.
Avaliação por exame:
Trabalho escrito individual com discussão.

Bibliografia

McCallum, K. J., Jackson, D., Walthall, H., & Aveyard, H. (2018). Exploring the quality of the dying and death experience in the Emergency Department: An integrative literature review. International journal of nursing studies, 85, 106–117. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2018.05.011
Mendes, A. (2015). A Informação à família na unidade de cuidados intensivos: desalojar o desassossego que vive em si. Lisboa: Lusodidacta. ISBN 978-989-8075-50-5.
Pereira, A., Fortes, L., & Mendes, G. (2013). Comunicação de Más Notícias: Revisão Sistemática da Literatura. Revista de Enfermagem UFPE on line, 7(1), 227–235. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10226/10814
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lisboa: Lidel.
Silva, R., Lage, I., & Macedo, E. (2018). Nurses’ experiences about death and dying in intensive care: A phenomenological reflection. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 20, 34-42. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0224