2024

Estágio em Enfermagem de Saúde Familiar com Relatório

Nome: Estágio em Enfermagem de Saúde Familiar com Relatório
Cód.: ENF14492M
30 ECTS
Duração: 15 semanas/810 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Consolidar e desenvolver as competências gerais para o enfermeiro especialista e as competências específicas para o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar já adquiridas ao longo do ciclo de estudos;
• Desenvolver competências específicas para o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar passíveis de serem desenvolvidas em contexto clínico (Prestar cuidados à família, reconhecendo-a como unidade de cuidados e estimulando a participação significativa dos seus membros em todas as fases do processo; intervir, de forma eficaz em situações familiares complexas; promover a capacitação da família)
• Desenvolver, com base na Metodologia de Projeto, um projeto de intervenção familiar, dando continuidade ao trabalho realizado no Estágio anterior;
• Elaborar o relatório que corresponda aos requisitos exigidos para provas públicas
• Desenvolver uma análise crítica do processo de desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde familiar.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos foram selecionados e organizados de forma a dar resposta aos objetivos e respetivos resultados esperados tendo em conta o perfil de competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar (Diário da República, 2.ª série. N.º 135 de 16 de julho de 2018).
1- Avaliação familiar
2- A família enquanto unidade de cuidados
3- Estratégias e técnicas motivacionais na interação com a família.
4- Instrumentos de avaliação familiar
5- Capacitação familiar
6- Aplicação da Metodologia de Projeto
O total horas da Unidade Curricular inclui 160h para relatório.

Métodos de Ensino

Metodologias que estimulam o desenvolvimento individual e profissional do estudante, com orientação nas sessões de trabalho e de orientação tutorial, pelo professor e pelos orientadores (enfermeiros especialistas na área, não existindo poderá ser especialista em Enfermagem Comunitária) nos contextos da prática clínica (Unidade de Saúde Familiar ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados), num processo de articulação contínua entre todos os intervenientes.
As sessões de orientação tutorial, permitem a discussão do projeto a ser desenvolvido e contribuirão para a consecução do trabalho a realizar e redação do Relatório Final.
A avaliação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
A. Componente Clínica: 50% (35% professor e orientador clínico + 15% estudante)
B. Componente Relatório: 50%
Os elementos A e B terão de ter individualmente uma nota mínima admissível de 10 valores;
A UC só fica concluída depois da discussão pública do Relatório

Bibliografia

Figueiredo, M. (2012). Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar – uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Loures: Lusociência.
Hanson, S. M. (2005). Enfermagem de Cuidados de saúde à família – Teoria, prática e investigação. 2ª ed. Lisboa: Lusociência.
Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de saúde Pública. Lisboa: LIDEL
Regulamento n.º 428/2018 (2018). Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Diário da República, 2.ª série, 135, 19354-19359.
Sipes, C. (2019). Project management for the advanced practice nurse (2nd edition). New York, NY, United States of America: Springer Publishing Company.
Wright, L. M., & L., Maureen (2012). Enfermeiras e famílias – Guia para avaliação e intervenção na família. 5ª ed. São Paulo: ROCA.