2024

Estágio em Enfermagem à pessoa em Situação Crítica

Nome: Estágio em Enfermagem à pessoa em Situação Crítica
Cód.: ENF14487M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Presta cuidados à pessoa/família em situação crítica em contextos de cuidados específicos (UCI monovalente, emergência extra e intra-hospitalar e Unidades de diagnóstico, intervenção e terapêutica;
- Gere a administração de protocolos terapêuticos complexos à pessoa em situação crítica;
- Faz a gestão diferenciada da dor e do bem-estar à pessoa em situação crítica;
- Desenvolve a prática clínica à pessoa/família em situação crítica em contextos de cuidados específicos;
- Identifica os focos de instabilidade na pessoa/família em situação crítica.
- Gere a comunicação interpessoal na relação terapêutica com a pessoa/família em situação crítica
- Participa em processos de melhoria contínua para a prevenção e controlo de IACS e de políticas de segurança nas instituições de saúde.

Conteúdos Programáticos

Este estágio presume a articulação e integração de conteúdos das diferentes unidades curriculares que o precederam. No seu todo, configura um conjunto de saberes a mobilizar e aprofundar pelo estudante nas atividades a realizar no período de prática clínica, desenvolvida em situação real de prestação de cuidados à pessoa/família a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, em contexto de unidades de cuidados intensivos monovalentes, em equipas de emergência extra e intra-hospitalar e em unidades de diagnóstico, intervenção e terapêutica.
O total de horas da UC inclui 40h para elaboração do Relatório.

Métodos de Ensino

A prática clínica decorrerá sob orientação de um enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica com supervisão pedagógica de um professor especialista na mesma área, visando um ensino personalizado, que incentive a reflexão, resolução de problemas e pesquisa
O estudante deve elaborar um estudo de caso sobre uma pessoa cuidada no decorrer do estágio.
Avaliação contínua envolvendo os diferentes intervenientes, nomeadamente: estudante, enfermeiro orientador e professor responsável pela supervisão pedagógica e pela classificação final.
Na metodologia de avaliação consideram-se duas componentes: competências clínicas e de investigação, ambas sujeitas a avaliação. As primeiras avaliadas pelo desempenho do estudante e as segundas através de um trabalho escrito, sendo 50% a ponderação de cada componente.
Na componente clínica inclui-se a autoavaliação do estudante (15%) e a heteroavaliação do supervisor e do professor (35% ambos)
Esta UC não pode de ser realizada por exame.

Bibliografia

- Adam, S., Osborne, S., & Welch, J. (2017). Critical Care Nursing: Science and practice. (3rd Ed.). Oxford: Oxford Medical Publications.
- Cody, W. K. (2013). Philosophical and theoretical perspectives for advanced nursing practice. (5th Ed.). London: Jones & Bartlett.
- Joel, L. A. (2018). Advanced practice nursing: essentials for role development. (4th Ed.). Philadelphia: F. A. Davis Company.
- Ordem dos Enfermeiros. (2018). Regulamento nº 429/2018 - Regulamento de competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória e na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica. Diário da República, 2ª Série, nº 135 (16 de julho), 19359-19370.

Equipa Docente (2023/2024 )