2024

Políticas e Gestão em Saúde

Nome: Políticas e Gestão em Saúde
Cód.: ENF14478M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem como finalidade o incremento da compreensão da complexidade e do papel dos sistemas de saúde e especificamente do Serviço Nacional de Saúde. Deste modo, aumentar a participação cidadã e profissional no processo de definição de políticas de saúde. Concomitantemente, pretende-se que os estudantes compreendam os modelos e processos de gestão dos serviços de saúde nas suas múltiplas dimensões.
No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender o funcionamento do Sistema de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde;
- Compreender a evolução das Políticas de Saúde em Portugal;
- Compreender os modelos de gestão e organização dos serviços de saúde, considerando as dimensões da qualidade, gestão e organização dos cuidados de enfermagem e gestão de pessoas

Conteúdos Programáticos

1. Políticas de saúde e organização dos sistemas de saúde
Políticas de saúde e sistemas de saúde: Contexto e determinantes da sua evolução
Tipologia organizativa dos sistemas de saúde
Análise da evolução dos sistemas de saúde
Financiamento, inovação, custos e impactos
2. Evolução das políticas de saúde em Portugal
Políticas de saúde em Portugal na atualidade
3. Modelos de gestão e organização dos serviços de saúde
Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde
Gestão e organização dos cuidados de enfermagem
Gestão de pessoas
liderança,
delegação,
dotações seguras,
supervisão,
gestão de conflitos,
desempenho profissional e
avaliação

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões letivas teóricas e teórico-práticas. Nas sessões teóricas promove-se a primeira abordagem ao tema, apresentando as diferentes perspetivas sobre o mesmo e confrontando o estudante com abordagens conflituantes e/ou complementares. Nas sessões teórico práticas dá-se ênfase ao trabalho do estudante e à sua participação ativa na dinamização das sessões através da análise, discussão e debate dos diferentes temas, previamente alvo de estudo e reflexão. Estas sessões letivas, onde o debate domina o processo de ensino aprendizagem, serão sempre orientadas e moderadas pelo docente. A avaliação consiste na realização de um trabalho individual.

Bibliografia

Baum, F., Lawless, A., Delany, T., Macdougall, C., Williams, C., Broderick, D., Marmot, M. (2014). Evaluation of Health in All Policies: concept, theory and application. Health Promotion International, 29(S1). https://doi.org/10.1093/heapro/dau032
Campos, A., & Simões, J. (2011). O percurso da saúde: Portugal na Europa. Coimbra: Almedina.
CCSDH. (2015). A review of frameworks on the determinants of health. CCSDH. https://doi.org/10.1136/medethics-2015-102781
DGS. (2015). Plano Nacional de Saúde. Revisão e Extensão a 2020. Lisboa. Retrieved from http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/ComInf/Noticias/Documents/2015/Junho/PNS-2020.pdf
Fundação Calouste Gulbenkian. (2014). Um Futuro para a Saúde. Todos temos um papel a desempenhar (N. Crisp, Ed.). Fundação Calouste Gulbenkian

Equipa Docente (2023/2024 )