2024
Enfermagem e Formação
Nome: Enfermagem e Formação
Cód.: ENF14472M
4 ECTS
Duração: 15 semanas/108 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Fundamenta a sua compreensão sobre a profissão e a disciplina de enfermagem;
Analisa as teorias educativas, conceções e práticas de aprendizagem;
Aplica os princípios e características do ensino de adultos;
Concebe programas e dispositivos formativos;
Sabe avaliar os impactos da formação;
Utiliza as competências de supervisão como estratégia de formação.
Analisa as teorias educativas, conceções e práticas de aprendizagem;
Aplica os princípios e características do ensino de adultos;
Concebe programas e dispositivos formativos;
Sabe avaliar os impactos da formação;
Utiliza as competências de supervisão como estratégia de formação.
Conteúdos Programáticos
1. Enfermagem
Desenvolvimento da Enfermagem: profissão e disciplina
Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem especializados
Desenvolvimento profissional
Enfermagem e Direito
Sistemas de Informação em Enfermagem
2. Formação
Teorias e modelos de educação
Pedagogia e andragogia
Supervisão e formação em Enfermagem
Desenvolvimento da Enfermagem: profissão e disciplina
Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem especializados
Desenvolvimento profissional
Enfermagem e Direito
Sistemas de Informação em Enfermagem
2. Formação
Teorias e modelos de educação
Pedagogia e andragogia
Supervisão e formação em Enfermagem
Métodos de Ensino
Pretende-se um modelo de ensino centrado nos resultados de aprendizagem que conduzem ao desenvolvimento das competências com especial ênfase nas capacidades que promovam a autonomia intelectual do estudante, a sua capacidade de refletir, de resolver problemas, de comunicar, de trabalhar em equipa, de liderar, de inovar e de se adaptar à mudança.
Metodologia expositiva oral direta; trabalhos de grupo, discussão de casos; simulações; Brainstorming; Pensamentos próprios (Autoscopia); Action Maze, Role Playing, visualização e reflexão crítica de filmes, como exemplos de metodologias adotar.
Avaliação:
- A realização de um trabalho de grupo (máximo de 4 estudantes) acerca de acerca de um dos tópicos dos conteúdos programáticos, com a seguinte ponderação: Trabalho escrito (60%) e discussão oral individual (40%).
Avaliação por exame:
- Prova escrita.
Metodologia expositiva oral direta; trabalhos de grupo, discussão de casos; simulações; Brainstorming; Pensamentos próprios (Autoscopia); Action Maze, Role Playing, visualização e reflexão crítica de filmes, como exemplos de metodologias adotar.
Avaliação:
- A realização de um trabalho de grupo (máximo de 4 estudantes) acerca de acerca de um dos tópicos dos conteúdos programáticos, com a seguinte ponderação: Trabalho escrito (60%) e discussão oral individual (40%).
Avaliação por exame:
- Prova escrita.
Bibliografia
Alligood, M. (2018). Nursing Theorists and Their Work. 9ª edição. St Louis, MO: Elsevier. ISBN 9780323402248
Ordem dos Enfermeiros (2015). Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem
Padilha, M.; Borenstein, M; Bellaguarda, M.; Santos, I. (2020). Enfermagem: História de uma Profissão. 3ª ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora. ISBN 978-85-7808-506-3
Ramalho, A.; Macedo, M. & Cortes, S. (2018). Supervisão: Representações nas práticas e desenvolvimento profissional. Vol 8, N 1. In Internet Latent Corpus Journal: Universidade de Aveiro. disponível em https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1792/12540
Santos, B. [et al] 2019. Formação e práxis do enfermeiro à luz das teorias de enfermagem. In Revista Brasileira de Enfermagem. 72(2) p.593-597, disponível em https://www.scielo.br/j/reben/a/S6CTSqv6CX3WhvsbZcrffPr/?lang=pt&format=html
Ordem dos Enfermeiros (2015). Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem
Padilha, M.; Borenstein, M; Bellaguarda, M.; Santos, I. (2020). Enfermagem: História de uma Profissão. 3ª ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora. ISBN 978-85-7808-506-3
Ramalho, A.; Macedo, M. & Cortes, S. (2018). Supervisão: Representações nas práticas e desenvolvimento profissional. Vol 8, N 1. In Internet Latent Corpus Journal: Universidade de Aveiro. disponível em https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1792/12540
Santos, B. [et al] 2019. Formação e práxis do enfermeiro à luz das teorias de enfermagem. In Revista Brasileira de Enfermagem. 72(2) p.593-597, disponível em https://www.scielo.br/j/reben/a/S6CTSqv6CX3WhvsbZcrffPr/?lang=pt&format=html
Equipa Docente (2023/2024 )
- Susana Maria Sobral Mendonça [responsável]