2024
Ética e Deontologia de Enfermagem
Nome: Ética e Deontologia de Enfermagem
Cód.: ENF14471M
2 ECTS
Duração: 15 semanas/54 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Visa-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal. Considera-se fundamental a integração das dimensões ética e deontológica, para a regulação da ação. Espera-se que o estudante:
a) Identifique as dimensões ética e deontológica, na tomada de decisão;
b) Suporte a decisão em princípios, valores e normas deontológicas;
c) Discuta os fundamentos da tomada de decisão e aspetos próprios do agir do enfermeiro;
d) Reflita criticamente o processo e os resultados da tomada de decisão.
a) Identifique as dimensões ética e deontológica, na tomada de decisão;
b) Suporte a decisão em princípios, valores e normas deontológicas;
c) Discuta os fundamentos da tomada de decisão e aspetos próprios do agir do enfermeiro;
d) Reflita criticamente o processo e os resultados da tomada de decisão.
Conteúdos Programáticos
I. Fundamentos da tomada de decisão ética
1. Fundamentos éticos. Princípios éticos em cuidados de saúde. Fundamentos da ética de enfermagem. Tomada de decisão ética: modelos, métodos e incertezas.
2. Fundamentação deontológica. Deontologia Profissional. Análise à luz dos direitos das pessoas. Articulado com os enunciados de posição.
3. Competências comuns do enfermeiro especialista no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal.
II. Discussão de temas e casos. Leituras e interpretações das situações-problema. Elaboração das alternativas possíveis. Fundamentos das escolhas. Avaliação dos processos e resultados.
1. Fundamentos éticos. Princípios éticos em cuidados de saúde. Fundamentos da ética de enfermagem. Tomada de decisão ética: modelos, métodos e incertezas.
2. Fundamentação deontológica. Deontologia Profissional. Análise à luz dos direitos das pessoas. Articulado com os enunciados de posição.
3. Competências comuns do enfermeiro especialista no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal.
II. Discussão de temas e casos. Leituras e interpretações das situações-problema. Elaboração das alternativas possíveis. Fundamentos das escolhas. Avaliação dos processos e resultados.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino-aprendizagem incluem exposição teórica, análise de textos e discussão reflexiva.
Centram-se nos estudantes e são predominantemente ativas e participativas, com debate de argumentos, explicitação dos problemas e procura das melhores alternativas.
Fazem recurso a documentos, pareceres emanados pela Ordem dos Enfermeiros, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, e outras fontes na área.
A metodologia de avaliação consiste na realização individual de revisão aprofundada e crítica, em formato de ensaio, sobre um tema ou caso à escolha do estudante, que englobe a dimensão ética e deontológica.
Centram-se nos estudantes e são predominantemente ativas e participativas, com debate de argumentos, explicitação dos problemas e procura das melhores alternativas.
Fazem recurso a documentos, pareceres emanados pela Ordem dos Enfermeiros, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, e outras fontes na área.
A metodologia de avaliação consiste na realização individual de revisão aprofundada e crítica, em formato de ensaio, sobre um tema ou caso à escolha do estudante, que englobe a dimensão ética e deontológica.
Bibliografia
Neves, MCP; Pacheco, S (Org.) (2004) Para uma ética da enfermagem. Coimbra: Coimbra Editora.
Neves, MCP; Soares, J. (Org.) (2019) Éticas aplicadas. Saúde. Lisboa: Almedina.
Nunes, L, Inês, R. & Constantino, M. (2021). In M.L.F. Almeida, J.P.A. Tavares & J.S.S. Ferreira (Coord.). (2021). Competências em Enfermagem Gerontogeriátrica: uma exigência para a qualidade do cuidado. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. (pp. 65-94). UICISA/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nunes, L. (2020) E se eu não puder decidir?. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Ensaios da Fundação
Nunes, L. (2018) Para uma epistemologia da Enfermagem. 2 ªed. Lusociência
Nunes, L (2011) Ética de Enfermagem. Fundamentos e horizontes. Loures: Lusociência
Nunes, L (2006) Justiça, Poder e Responsabilidade: Articulação e Mediações nos Cuidados de Enfermagem. Loures, Lusociência
Nunes, Lucília; et al (2005) Código Deontológico do Enfermeiro: dos Comentários à Análise de Casos. Lisboa: Ordem Enfermeiros
Neves, MCP; Soares, J. (Org.) (2019) Éticas aplicadas. Saúde. Lisboa: Almedina.
Nunes, L, Inês, R. & Constantino, M. (2021). In M.L.F. Almeida, J.P.A. Tavares & J.S.S. Ferreira (Coord.). (2021). Competências em Enfermagem Gerontogeriátrica: uma exigência para a qualidade do cuidado. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. (pp. 65-94). UICISA/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nunes, L. (2020) E se eu não puder decidir?. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Ensaios da Fundação
Nunes, L. (2018) Para uma epistemologia da Enfermagem. 2 ªed. Lusociência
Nunes, L (2011) Ética de Enfermagem. Fundamentos e horizontes. Loures: Lusociência
Nunes, L (2006) Justiça, Poder e Responsabilidade: Articulação e Mediações nos Cuidados de Enfermagem. Loures, Lusociência
Nunes, Lucília; et al (2005) Código Deontológico do Enfermeiro: dos Comentários à Análise de Casos. Lisboa: Ordem Enfermeiros