2024

Planeamento em Saúde

Nome: Planeamento em Saúde
Cód.: ENF14436M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta Unidade curricular pretende dar a conhecer as etapas do planeamento em saúde proporcionando ao estudante elaborar planos de ação, programas e projetos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
• Conhecer as etapas do planeamento, fontes de informação de saúde e estratégias de análise;
• Reconhecer a metodologia de planeamento em saúde como base dos diagnósticos de enfermagem e da intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública.
Competências:
• Identifica necessidades de saúde e instrumentos para definição de prioridades;
• Organiza dados de diversas fontes para analisar as necessidades de saúde não satisfeitas e as suas implicações nos serviços de saúde e nos cuidados de enfermagem;
• Elabora planos de ação, programas e projetos;
• Aplica instrumentos de monitorização e avaliação dos programas e projetos;
• Revela competências de autoaprendizagem e utiliza a evidência disponível na elaboração de projetos de intervenção.

Conteúdos Programáticos

1. Planeamento em Saúde: conceitos e etapas;
2. Informação e planeamento em saúde: bases de dados e sistemas de informação de saúde e estratégias de análise de dados;
3. Diagnóstico da situação de saúde: problemas e necessidades de saúde de uma população;
4. Prioridades de saúde;
5. Intervenção: planos de ação, programas e projetos de saúde;
6. Monitorização e avaliação em saúde;
7. Planeamento em saúde para uso eficiente dos recursos: contributos para a contratualização das unidades de saúde e para a promoção da
qualidade dos cuidados;
8. Marketing em saúde

Métodos de Ensino

Na lecionação do programa serão selecionadas estratégias pedagógicas que estimulem a aquisição/aprofundamento de conhecimentos por parte dos estudantes, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão e análise, orientados e enquadrados nas sessões letivas teóricas, teórico-práticas e de orientação tutorial.
Serão analisados, em grupo, textos e fontes de dados e realizados alguns exercícios práticos em aulas teórico práticas.
A avaliação da unidade curricular realiza-se através de um momento de avaliação formal que consiste na conceção, em grupo, de um projeto de intervenção comunitária no âmbito da prevenção, proteção e promoção da saúde, com respetiva apresentação e discussão.

Bibliografia

- Almeida, C. V. (2018). Literacia em saúde: Capacitação dos profissionais de saúde: O lado mais forte da balança. In C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde: Modelos, estratégias e intervenção. 33-42. Lisboa: Edições ISPA.
- Instituto de Higiene e Medicina Tropical (coord.) (2017). Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical: Planeamento em Saúde. 16: 1. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa - Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
- Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22), 841-853.
- Tavares, A. (1992). Métodos e técnicas de planeamento em saúde. 2ª ed. Lisboa: Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional. Departamento de Recursos Humanos da Saúde. Ministério da Saúde.

Equipa Docente (2023/2024 )