2024

Historiografia Linguística

Nome: Historiografia Linguística
Cód.: LLT14369M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta Unidade curricular tem um duplo objetivo: por um lado, aprofundar o conhecimento da história das ciências da linguagem e, por outro, desenvolver competências reflexivas e aplicadas em torno de fontes que constituem a memória da construção histórica das tradições vernáculas europeias. A Unidade privilegiará períodos relevantes da elaboração histórica das tradições nacionais e problemas (meta)linguísticos específicos, em função das correntes linguísticas predominantes. A UC desenvolverá as seguintes competências: 1.Capacidade de aplicar modelos historiográficos a fontes históricas de diferentes períodos; 2. Capacidade analítica de fontes históricas da estandardização e gramatização dos vernáculos europeus; 3.Aptidão para a compreensão sistémica, crítica e contextualizadora das tradições nacionais (confronto da portuguesa com outras); 4. Aptidão para transferir conhecimentos adquiridos para novas fontes de informação historiográfica.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos organizam-se em 5 capítulos: Historiografia Linguística:
1.Questões epistemológicas e estatuto da Historiografia no contexto dos estudos diacrónicos. 1.1. Teorias, correntes e métodos historiográficos.
1.2. (Meta)língua, reflexão (meta)linguística e terminologia. A tríade codificadora (ortografia, gramática, dicionário)
2. Identificação das principais correntes do pensamento linguístico ocidental.
3. Enquadramento das tradições românicas, em particular as peninsulares, no contexto europeu.
4. O caso específico da língua portuguesa no contexto europeu.
4.1. Fontes para a Historiografia do Português: da primeira “gramatização” à “ciência glotológica”.
4.2. Tipologia da produção metalinguística em português (monolingue e bilingue).
4.3. Caracterização de géneros, práticas e discursos codificadores.
5. Problematização da especificidade do pensamento linguístico e da produção sobre / em português.

Métodos de Ensino

Nas sessões coletivas de ensino, as metodologias consistem na exposição teórica e no comentário de textos (fontes primárias e secundárias), com recurso ao apoio em power-point, bibliotecas digitais e outros materiais e, ainda, a discussão (pelos discentes) de alguns pontos dos conteúdos. No âmbito da tutoria semanal, o docente fará o acompanhamento individualizado do trabalho autónomo desenvolvido por cada discente fora das sessões presenciais ou a orientação de tarefas de investigação conducentes ao trabalho final de avaliação. A avaliação tem duas modalidades: (i). apresentação de um trabalho escrito sobre um dos tópicos dos conteúdos programáticas (peso de 100%) ou (ii) um exame escrito (de acordo com o Regulamento Académico da Universidade, RAUE).

Bibliografia

Auroux, S., Koerner, E. F. K., Niederehe, H.-J., Versteegh, K. (Eds.). 2000, 2001, 2006. History of the language sciences: An international Handbook on the evolution of the study of language from the beginning to the present. Berlin/New York: De Gruyter.
Dorta, J., Corrales, C., Corbella, D. (Eds.). 2007. Historiografía lingüística en el ámbito hispánico. Fundamentos epistemológicos y metodológicos. Madrid: Arco/Libros.
Gonçalves, M. F. 1998. Grammaires portugaises. HEL (Hors-Série nº2, Corpus représentatif des grammaires et des traditions linguistiques), t.1, 381-415.
Gonçalves, M.F. 2003. As ideias ortográficas em Portugal. De Madureira Feijó a Gonçalves Viana (1734-1911). Lisboa: FCG/FCT.
Gonçalves, M.F. 2020. Orthography and Orthoepy. In F. Lebsanft & F. Tacke (Eds), Manual of Standardization in the romance Languages (MRL24). Berlin/Boston: De Gruyter, 651-677.
Koerner, E. F. K. 2004. Essays in the history of linguistics. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.
Swiggers, P. 1997.

Equipa Docente (2022/2023 )