2024

Bioquímica Geral

Nome: Bioquímica Geral
Cód.: QUI14672L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

O objetivo geral desta disciplina é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica Geral. Especificamente, pretende-se que os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitam descrever a estrutura e função das biomoléculas e compreender a sua importância nos seres vivos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta disciplina é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica. Especificamente, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam descrever a estrutura e função das biomoléculas e compreender a sua importância nos seres vivos.
Competências a adquirir:
Científicas: domínio dos conhecimentos de Bioquímica e sua aplicação a novas situações na sua área específica de formação;
Técnicas: conhecimento de métodos e procedimentos laboratoriais para identificação, separação e quantificação de biomoléculas;
Organização pessoal: planeamento das atividades e gestão adequada do tempo de estudo;
Interpessoais: capacidades de trabalho em equipa; partilha de conhecimentos;
Expressão oral e escrita: utilização das tecnologias de informação, capacidade de elaboração de relatórios laboratoriais e de resposta a questões por escrito.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Bioquímica e sua correlação com as outras ciências. A importância da água e dos iões inorgânicos nos biossistemas. Sistemas tampão biológicos. Métodos e técnicas utilizadas em bioquímica.
Nomenclatura, estrutura e propriedades das biomoléculas: glúcidos, lípidos; aminoácidos, péptidos, proteínas e ácidos nucleicos. Lipoproteínas plasmáticas. Biomembranas. Enzimas e cinética enzimática.
Bioenergética e bioelectroquímica. A importância do ATP no metabolismo. Anabolismo e catabolismo. As principais vias metabólicas. Introdução ao metabolismo glucídico, lipídico e proteico. Integração e regulação metabólicas.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem basear-se-á na participação ativa do aluno na aula e no trabalho complementar de pesquisa e estudo que realiza fora desta, mediante as orientações fornecidas pelo docente. Na lecionação dos conteúdos programáticos serão utilizados métodos didáticos interativos e atividades laboratoriais capazes de motivar e promover a participação crítica (individual/grupo) dos alunos.
A componente prática laboratorial da disciplina é avaliada de uma forma contínua com base na assiduidade e desempenho dos alunos nos trabalhos práticos, na elaboração de relatórios e na resolução de questões sobre os trabalhos executados.
A componente teórica e prática não laboratorial são avaliadas individualmente por escrito em duas modalidades optativas: avaliação contínua (dois testes) ou exame final. A nota final será calculada, atendendo às seguintes ponderações: 30% da componente prática laboratorial e 70% da nota obtida por escrito nas componentes teórica e prática não laboratorial

Bibliografia

Nelson, D.L., Cox, M.M. (2021). Lehninger Principles of Biochemistry, 8th edition. W. H. Freeman and Company, New York.
Quintas, A., Freire, A. P., Halpern, M. J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida. Lisboa, Portugal: Edições Lidel.
Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. (2005). Fundamentals of Biochemistry, 2ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc.
Campos, L. (2008). Entender a Bioquímica, 5ª edição. Lisboa, Portugal: Escolar Editora.
Cruz Morais, J. (1997). Bioquímica I – textos de apoio, in Provas de Agregação. Évora Portugal, Universidade de Évora.
Holme, D.J. & Peck, H. (1998). Analytical Biochemistry, 3rd ed. London, United Kingdom: Longman.
McKee, T & McKee, J. R. (2003). Biochemistry: The Molecular Basis of Life, 3rd ed. New York, USA: McGraw-Hill

Equipa Docente (2023/2024 )