2024

Estudos do Consumidor

Nome: Estudos do Consumidor
Cód.: GES02345L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os conceitos, os instrumentos e as aplicações dos estudos do consumidor.


Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular serão:


·     conhecer as fases do processo de decisão de compra do consumidor;


·     identificar as principais influências psicológicas e sócio-culturais ao comportamento do consumidor,


·     conhecer os passos de uma pesquisa de marketing,


    ·     conhecer e saber utilizar os dados secundários e primários de marketing principalmente os questionários, entrevistas e observações .

Conteúdos Programáticos

1- Introdução

  1.1. Comportamento do consumidor e pesquisa de marketing

  1.2. A importância do estudo do comportamento do consumidor

  1.3. O processo de estudo do consumidor
2 - O Comportamento dos Consumidores

  
2.1. Determinantes individuais do comportamento do consumidor

   2.2. Influências ambientais  ao comportamento do consumidor

   2.3. O processo de tomada de decisão de compra e consumo
3 - Pesquisa de Marketing
  3.1.O papel da pesquisa de marketing  
  3.2. Pesquisa exploratória e conclusiva
 3.3. Processo de obtenção dos dados (design do estudo e trabalho de campo)

Métodos de Ensino

Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* resolução e discussão de casos e exercícios na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* design de um estudo de marketing em sala de aula;
Será indicado um horário de atendimento aos alunos. A avaliação incluirá um teste escrito (40%) e a resolução de dois casos práticos (30%) e o design de um estudo de marketing (30%).

Avaliação

De acordo com o previsto no regulamento escolar interno (REI) será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação, pelo regime de avaliação mista ou final.


O aluno que opta pelo regime de avaliação mista fica sujeito às seguintes avaliações:


I. Teste escrito a realizar individualmente, que abrangerá toda a matéria da Unidade Curricular, com a ponderação de 50%.


II. Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo (grupos de 4 a 5 alunos) que terá a ponderação de 50% na nota final. 


Uma nota inferior a 7 em qualquer uma destas provas implica automaticamente que o aluno passe para o regime de avaliação final.


O aluno que optar pelo regime de avaliação final (exame) terá de realizar:


 ·       Um teste escrito com toda a matéria, com a ponderação de 100%

Bibliografia

§  Blackwell, R. D.; P.W. Miniard; J. F. Engel (2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.


§  Malhotra, N. (2009). Marketing Research. An Applied Orientation, 6ª ed Prentice Hall, New Jersey.


§  Schiffman, L. G.; L. L. Kanuk e Havard Hansen  (2011). Consumer Behavior. A European outlook. Prentice Hall, 2nd Edition.


§  Solomon, Michael, Gary Bamossy, Soren Askegaard e Margaret Hogg (2013). Consumer behaviour: a European perspective, 5th edition, Prentice Hall. 


§  Zikmund, W. (2002). Exploring Marketing Research, 9ª ed. he Dryden Press, EUA.