Marketing I
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
Trata-se de uma unidade curricular onde se pretende:
- dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e intuições sobre o conceito de Marketing e a sua aplicação nas organizações;
- aprender a elaborar a análise de diagnóstico,
- aprender a estabelecer objetivos de marketing,
- aprender a selecionar o mercado alvo e a escolher o posicionamento.
Os objetivos serão atingidos através de aulas teórico-práticas, leituras e discussões de casos.
Competências:
Esta unidade curricular irá permitir aos alunos obter competências aos seguintes níveis:
- competências intelectuais
o capacidade de trabalho em equipa;
o auto-organização de desempenho;
o iniciativa e espírito empreendedor;
o capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;
o capacidade de gestão em tempo oportuno.
- competências práticas
o capacidade de realização de uma análise de situação
o capacidade para realizar seleção de mercados
o capacidade para trabalhar o posicionamento de um produto
o capacidade de abstração, intuição criativa e espírito crítico.
- competências interpessoais
o capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
o capacidade de crítica e de autocrítica;
o capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;
o capacidade para interpretar a informação;
o integrar equipas de trabalho.
- competências instrumentais
- capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de comunicação de suporte à estratégia de marketing;
- trabalhar uma língua estrangeira em inglês.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Conceito de Marketing e sua evolução
1.2. O papel do Marketing nas organizações
1.3. Formas de organização da função Marketing nas Organizações
2. A Estratégia de Marketing
2.1. Elaboração da estratégia de Marketing
2.2. Análise do Meio Envolvente, do Mercado, do Consumidor e da Concorrência
2.3. Análise Interna
2.4. Análise SWOT
2.5. A fixação de objetivos de Marketing
3. Opções Estratégicas Fundamentais
3.1. Critérios e metodologia de segmentação
3.2. Estratégias de segmentação
3.3. Formas de seleção do mercado-alvo
3.4. Diferenciação e posicionamento da oferta
Métodos de Ensino
* 1 tempo letivo, teórico-prático de 2h por semana;
* Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* Resolução e discussão de casos e exercícios práticos em sala de aula;
* Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* Visualização de filmes relacionados com os temas estudados.
* Realização de trabalhos em grupo dentro da sala e fora da sala de aula;
* 1 frequência com consulta.
Nota final AC=TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+ AP ideias 5%+ AP1 5%+AP2 5%+35% TG plano+35% frequência.
Nota Final Exame e Exame recurso= TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+85% exame ou 100% o exame
Nota mínima em cada componente de avaliação 7 valores
Avaliação
De acordo com o previsto no regulamento escolar interno (REI) será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação pelo regime de avaliação contínua ou de exame, devendo o aluno preferencialmente optar pelo primeiro.
Perante o novo REI a presença nas aulas é obrigatória, como tal para que o aluno possa obter aprovação na unidade curricular deverá assistir a 75% das aulas no caso do regime de avaliação contínua ou de exame. No moodle será publicado com regularidade o mapa de presenças nas aulas. Não são abrangidos por esta regra os alunos que possuam estatuto de trabalhador estudante.
O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua, fica sujeito às seguintes avaliações:
I. Um trabalho em grupo (4 a 6 alunos) que consiste em fazer a primeira parte do plano de marketing, para o produto selecionado, de acordo com o guião fornecido. Este trabalho terá 3 apresentações de acordo com as datas que se encontram na planificação:
· Apresentação 1 (14 de outubro) – os alunos terão de apresentar 3 ideias de produtos que querem lançar no mercado de Pet Food, produto que deve ser inovador e não deve ter neste momento qualquer a ligação a uma marca existente no mercado. A equipa docente perante as escolhas dos alunos indicará qual o produto que deverão trabalhar e qual o docente que fará a tutoria do mesmo. Esta apresentação deverá ter a duração máxima de 5 minutos.
· Apresentação 2 (2 de dezembro).- Apresentação sobre a análise da situação (Interna e Externa) - análise SWOT (ver guião do plano).
· Apresentação Final e Entrega do Relatório Final (6 de janeiro) – O Relatório final deve incluir as alterações e recomendações sugeridas pela equipa docente na apresentação intercalar e seguir a estrutura recomendada no guião. A entrega deverá realizar-se no momento da apresentação.
As apresentações não devem ultrapassar 10 minutos seguindo-se um período de discussão. Nas primeiras aulas serão dados mais detalhes sobre a estrutura e o conteúdo do trabalho e será distribuído um documento de orientação.
II. Teste escrito a realizar individualmente, cobrirá toda a matéria da unidade curricular lecionada até ao momento e os alunos poderão consultar as suas notas, livros e material de apoio.
O aluno que optar pelo regime de exame terá de realizar:
Ø Um teste escrito com toda a matéria, sendo também este com consulta.
As provas de avaliação realizar-se-ão nas seguintes datas e com as seguintes ponderações:
Avaliação Contínua Trabalho de Grupo I
Teste Escrito
Exame Exame de Recurso | Ponderação
55% 5% 5% 45%
45%
100% 100% | Data
14 de outubro 6 de janeiro
25 de novembro **
*** *** |
* O Trabalho Final terá de ser entregue na aula do dia 6/1.
** a confirmar
*** a definir pelo departamento
Bibliografia
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Ferrel, O.C.; Hantline, M. (2011). "Marketing strategy". New York : South Western, Pearson, 5ed.
Kotler, Philip; Keller; Kevin. (2013). Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição
Kerin, R.A; Hartley, S.W; Berkowitz, E.N; Rudelius, W. (2008). Marketing. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil (3)