2024

Métodos de Investigação em Ciências do Ambiente

Nome: Métodos de Investigação em Ciências do Ambiente
Cód.: PAO14117D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Numa unidade curricular de teor eminentemente prático/aplicado como a presente, propõe-se um modelo de ensino aprendizagem que privilegie o desenvolvimento de competências que se possam enunciar como “learning outcomes”;
sejam de natureza de genérica, sejam de natureza específica, estando associadas ao domínio das Ciências do Ambiente. E Ecologia
Assim, concluído o período de ensino-aprendizagem, os estudantes devem:
• Evidenciar capacidade de compreensão sistemática dos métodos de investigação e desenvolvimento experimental próprios do domínio das Ciências do Ambiente.
• Mostrarem-se aptos a desenvolver um Plano de Tese no qual identifiquem os métodos e técnicas de investigação em Ciências do Ambiente que melhor se adequem aos objetivos do estudo.
• Ser proficientes na utilização dos métodos e técnicas de investigação que são referência na área em que desenvolvem a tese.

Conteúdos Programáticos

Sendo objeto de estudo deste programa de doutoramento todo o complexo agro-ambiental, o estudante é confrontado com distintos fenómenos e processos, bem como dados de diferente natureza. São por isso diversos os métodos de conduzir ensaios e experiências, laboratoriais e de campo, que, através de métodos estatísticos apropriados, possam conduzir a conclusões válidas e objetivas. Com vista a fornecer um sólido “background” metodológico, a presente unidade
curricular compreende no domínio das Ciências do Ambiente os seguintes sequenciais conteúdos programáticos:
1. Identificação de problemas e das inerentes questões metodológicas;
2. Estabelecimento/reconhecimento de diferentes tipos de “unidades experimentais”;
3. Identificação/seleção de questões/objetivos experimentais;
4. Seleção de métodos e técnicas adequadas aos objetivos de estudo estabelecidos;
5. Uso de métodos e técnicas enquanto ferramentas visando a procura de respostas para os problemas identificados.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento das competências a adquirir nesta unidade curricular processa-se através de sessões teórico práticas, de sessões do tipo tutorial, da realização de trabalhos práticos, em grupo e individualmente, de trabalho autónomo individual e de avaliação contínua. As sessões teórico-práticas estendem-se por seis horas, o que representa uma carga semanal de duas horas ao longo de três semanas distribuídas pelo primeiro ano letivo. Com o objetivo de incentivar os estudantes a participarem ativamente no desenvolvimento de competências, é obrigatória a frequência de, pelo menos, 75% das sessões teórico-práticas. Para as sessões tutorias, sem programa ou calendário definidos, estão previstas dez horas. As restantes situações de ensino-aprendizagem completam as horas de trabalho a desenvolver pelos estudantes para obterem aprovação na unidade curricular, o que corresponde a três ECTS.

Bibliografia

Holmes, D., P. Moody and D. Dine. (2011). Research Methods for the Life Sciences (Second Edition). Oxford University Press, New York.
McNeill, D. (1999). On Interdisciplinary Research: with particular reference to the field of environment and development. Higher Education Quarterly 53(4):32-332. Electronic Reserve.