2023

Planeamento do Agro-Negócio

Nome: Planeamento do Agro-Negócio
Cód.: GES08066M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) de Planeamento do Agronegócio é oferecida semestralmente pelo Departamento de Gestão – Escola de Ciências da Universidade de Évora e é obrigatória da especialização em agronegócio do mestrado em Economia e Gestão Aplicadas (MEGA) e do mestrado em Engenharia Agronómica (MEA). Em ambos os casos espera-se que os mestrandos tenham formação em Gestão, isto é, que tenham tido na sua licenciatura uma UC introdutória de gestão.


Nesta unidade curricular abordam-se os conhecimentos fundamentais do planeamento do agronegócio. O objetivo fundamental é fornecer conceitos, instrumentos, técnicas e métodos de planeamento, de gestão e de controlo aplicados às empresas do agronegócio. Aprofunda-se a forma como se avaliam e orientam as decisões nas empresas do agro-negócio e estudam-se os principais instrumentos que são utilizados para o planeamento e a gestão das atividades nas empresas agrícolas e agroindustriais.


Os conhecimentos e técnicas que são estudados no âmbito desta unidade curricular, permitem desenvolver competências de planeamento e de gestão do agro-negócio para definir e avaliar a implantação de estratégias empresariais e de modelos de negócio, analisar a estrutura e o funcionamento das empresas e das suas principais áreas e produtos, estabelecer e avaliar os aspectos operacionais das políticas de desenvolvimento do agro-negócio, caracterizar e avaliar a empresa e as actividades do agro-negócio do ponto de vista económico e financeiro.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos fundamentais e contexto da gestão do agro-negócio


1.1. O planeamento como etapa do processo de decisão


1.2. O conceito de agro-negócio


1.3. Níveis de análise e de representação do agro-negócio


1.4.Particularidades dos produtos e dos mercados agroalimentares


1.5.O contexto da gestão do agro-negócio


2. Planear e organizar um agro-negócio: Algumas regras iniciais básicas


2.1. A análise da intenção e o empreendedorismo no agronegócio


2.2. A inovação e os mercados


2.3. O processo de empreender um agronegócio


2.4. O plano de negócios


2.5. Da ideia à criação do agronegócio


3. Estratégia e marketing do Agronegócio


3.1 Bases do planeamento estratégico do agro-negócio


3.2 O processo de planeamento estratégico e a estratégia do agro-negócio


3.3 O marketing-mix


3.4. Análise do ambiente e do mercado no agro-negócio


3.5 Comportamento do consumidor


3.6 Pesquisa de mercado


3.7 Tendências


4. Planeamento de Produtos e de operações


4.1. Estratégia de desenvolvimento de produtos


4.2. Processo de desenvolvimento


4.3. Gestão de projectos


4.4. Avaliação do desempenho


5. A Logística Agroindustrial


5.1. O conceito de logística


5.2. Decisões de logística


5.3. Actividades de logística


5.4. O projecto da rede logística


5.5. Técnicas de apoio às decisões de logística


6. Finanças e Contabilidade


6.1 Fluxos e indicadores económicos e financeiros


6.2 Terminologia de designações de produtos e de factores e de resultados


6.3 Orçamentos e planos


6.4 Necessidades e tipos de registos/ sistemas de informação para a gestão


6.5 Métodos de registo e sistemas contabilísticos


6.6 Demonstrações de resultados


6.7 Rácios para análise e avaliação da empresa


7. Internacionalização


 

Métodos de Ensino

Apresentação de conteúdos e elaboração de casos e exercícios de aplicação na sala de aula. Promove-se a participação espontânea e crítica dos alunos para estimular a sua reflexão e entusiasmo. As apresentações, os casos e exercícios, e os textos de apoio estão disponíveis via moodle. No regime de avaliação contínua, os alunos terão de realizar as seguintes provas: a. Uma prova escrita a meio do semestre, com o peso de 35%; b. Trabalho de grupo, com o peso de 30%; e c. Uma prova escrita no final do semestre. com o peso de 35%. No regime de avaliação final, os alunos terão de realizar as seguintes provas: a. Trabalho individual, com o peso de 30%; e b.Uma prova escrita no final do semestre, com o peso de 70%. A nota final resulta da média ponderada dos diferentes elementos de avaliação, não podendo o resultado de qualquer prova ser inferior a sete valores, nem a média das provas inferior a dez valores.

Avaliação

 


De acordo com o Regulamento Escolar Interno o aluno pode optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final. Em ambos os regimes terá de realizar as três provas seguintes:

a.    Realização de um trabalho escrito e apresentação oral sobre a estruturação de uma ideia para um agronegócio, com o peso de 30% na nota final;


b.    Elaboração de um artigo a título individual sobre um tópico à escolha do estudante com o peso de 30% na nota final;


c.     Uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos a realizar no final do semestre com o peso de 40% na nota final.


A nota final do aluno resulta da média ponderada dos diferentes elementos de avaliação, não podendo o resultado de qualquer prova ser inferior a sete valores.


Para os alunos que optem pelo regime de avaliação contínua o trabalho sobre a estruturação de uma ideia para um agronegócio é realizado em grupo composto por 3 a 4 elementos e a sua apresentação oral é feita por todos os elementos do grupo na última aula do semestre.


Os alunos que optem pelo regime de exame no final do semestre, terão obrigatoriamente que realizar as três provas de avaliação a título individual e fazer a apresentação oral do trabalho sobre a estruturação de uma ideia para um agronegócio no dia da prova escrita


 

Bibliografia

As obras mais utilizadas com capítulos que constituem leituras recomendadas e exercícios da maioria dos pontos do programa são:


 Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, Volume 1 e 2, 5ª Edição, Editora Atlas, Brasil.


Marques, C. (2011), Planeamento da Empresa Agrícola, Manuais da Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais; e


Marques C., Fragoso R., Coelho, L., Lucas M.R., Godinho M.L. e Martins, M.B. (2008), Exercícios Práticos de Planeamento da Empresa Agrícola, Colecção Manuais da Universidade de Évora, Série Área Departamental de Ciências Económicas e Empresariais.


Ricketts, Cliff & Omri Rawlins (2001), Introduction to Agribusiness, Delmar Thomson Learning Publishers, USA.


 


Bibliografia Complementar


Araújo, Massilon, J. (2007), Fundamentos de Agro-Negócios, Editora Atlas, Brasil.


Avillez, F., Gomes da Silva, F., Trindade, Salema, P. e Pereira, N. (2004), Planeamento da Empresa Agrícola – Manual Técnico, Fz. Agro-Gestão.


Autoridade da Concorrência (2009), Relações comerciais entre a Grande Distribuição Agro- Alimentar e os seus fornecedores, relatório preliminar (http://www.concorrencia.pt).


Barringer, B. R. and Ireland, R. D.; 2008, Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures (Second Edition); Pearson International Edition.


Batalha, Mário O. (2005), Gestão do Agro-negócio – textos seleccionados, EdUFSCar, Brasil.


Bourlakis, Michael A. & Paul W. H. Weightman (2004), Food Supply Chain Management, Blakwell Publishers. 


Chase, R.B., F.R. Jacobs & N. J. Aquilano (2006), Operations Management for Competitive Advantage, 11ª edição, McGraw-Hill, Estados Unidos.


Caldentey, A., T. Haro, A. Titos & J. Briz (1994) Marketing Agrário, 2ª Edição, Mundi Prensa, Espanha.


Goldberg, Ray A. (1968), Agribusiness Cordination - A System Approach to the Wheat, Soybean, and Florida Orange Economies, Division of Research, Graduate School of Business Administration, Harvard University, Estados Unidos.


European Technology Platform on Food for Life (2005), The vision for 2020 and beyond (http//etp.ciaa.be/documents).


Eurostat, Statistics, Main Tables e Database, site Eurostat, Comissão Europeia.


Haines, Michael (1999), Marketing for farm & rural entreprise, Farming Press Books, Reino Unido.


INE, Balança Alimentar Portuguesa, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


INE, Estatísticas Agrícolas, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


INE, Contas Económicas da Agricultura, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


INE, Estatísticas da Produção Industrial, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


INE, Estatísticas das Empresas, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


INE, Estatísticas do Mercado Externo, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


INE (2009), Empresas em Portugal 2007, Instituto Nacional de Estatística, Portugal.


Lindon, D., J. Lendrevie, J. Lévy, P Dionísio & J. Rodrigues (2004), MERCADOR XXI teoria e prática do marketing, 10ª Edição, Dom Queixote, Portugal.


Lisboa, João V. & Carlos F. Gomes (2008) Gestão de Operações, Vida Económica, Portugal.


Mangan, J., C. Lalwani & T. Bucher (2008) Global Logistics and Supply Chain Management, John Wiley & Sons, Estados Unidos.


Marques, C.M., R. Fragoso, L. Coelho, M.R.V. Lucas, M.L. Godinho, M.B. Martins (2009), Exercícios Práticos de Planeamento da Empresa Agrícola, Évora: Universidade de Évora.


Marques, C.A.F. (1996), A Programação Linear - Conceitos, Interpretação Económica e Exercícios de Aplicação no Planeamento da Empresa Agrícola, Vol. I - Conceitos e Interpretação Económica, Évora: Universidade de Évora.  


Neves, Marcos F., D. Zylbersztajn & M. E. Neves (2005), Agro-Negócio do Brasil, PENSA, Editora Saraiva, Brasil.Newman, Michael E. & Walter J. Wills (1994), Agribusiness Management and Entrepreneurship, Interstate Publishers, Inc., Estados Unidos.


Kay, R. (1981), Farm Management - planning, control and implementation, McGraw-Hill, New-York


Osterwalder, A. And Pigneur, Yves (2010) Business Model Generation – A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, John Wiley and


Rousseau, J. (2008), Manual de Distribuição, PRINCIPIA, Portugal.


Russell, Roberta S & Bernard W. Taylor (2010), Operations Management: Creating Value Along the Supply Chain, 7ª Edição, John Wiley & Sons, Inc. Estados Unidos


Sarkar, S.; 2014, Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Edição.


Steven, P., Jay Taylor Akridge, Water David Downey, Fred Barnard (2001) Agribusiness Management, McGraw-Hill.


Taha, Hamdy A. (1995), Operations Research, Prentice- Hall, Singapore.


Wooldridge, J.M. (2007), Introdução à Econometria – uma abordagem moderna, Thomson, Brasil.