2023

Tecnologias do Tratamento Vectorial

Nome: Tecnologias do Tratamento Vectorial
Cód.: VIS12830L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem promovem, num primeiro momento, o desenvolvimento de capacidades de experimentação (praticar, explorar, ensaiar) e, num segundo momento, capacidades de improvisação (reutilizar, reinventar, recontextualizar)
a.Reconhecer que o processo de aprendizagem requer motivação, curiosidade, esforço e uma prática continuada
b.Ser capaz de explorar o itinerário processual de descoberta em Design - interpretação - ideação - experimentação - evolução, em exercícios de reduzida complexidade
c.Iniciar a construção de um imaginário e explorar ideias
d.Experimentar o desenho como modo de pensar (em Design) e de registar/representar/comunicar ideias e.Compreender os princípios e as regras básicas do Design de Comunicação
f.Saber explorar diversas alternativas para responder a problemas ou oportunidades de reduzida complexidade, em Design de Comunicação
g.Utilizar, a um nível básico, um programa de tratamento vetorial para representar e comunicar, graficamente, ideias

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências a adquirir desenvolvem-se a um nível de complexidade reduzido e decorrem da aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incidirá sobre a experimentação e a relação causa/efeito em Design de Comunicação através de um programa de tratamento vetorial.
1. Desenho vetorial (características e funcionalidades);
2. Um itinerário-tipo (descoberta - interpretação - ideação - experimentação – desenvolvimento) 3. Fundamentos do Design de Comunicação;
4. A função prática e a função simbólica;
5. Memória, imaginário, imaginação e inspiração.

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos que reforcem o envolvimento, interesse, análise e crítica através da exposição participada, acompanhamento individual de trabalhos, exploração/simulação de casos, resolução de problemas, exercícios de estimulação e visionamento de material iconográfico.

AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40%;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.

2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia


FIERST, Karen, (2011). Design thinking for educators [WWW Document]. URL http://www.designthinkingforeducators.com/ (accessed 9.16.11).
LIDWELL, William, HOLDEN, Kitrina, BUTTLER, Jill (2003). Universal Principles of Design. Beverly, MA: Rockport Publishers.
LUPTON, Ellen, Phillips (2011). Graphic Design thinking: behond brainstorming. New York: Princeton Architectural Press.
ROBERTS, Luciane (2010). Design diaries : creative process in Graphic Design. London: Laurence King.

Equipa Docente