2023

Arqueologia Árabo-Islâmica

Nome: Arqueologia Árabo-Islâmica
Cód.: HIS12033L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Pretende-se que o aluno identifique os principais elementos da civilização islâmica medieval entre os séculos VIII e XV, que conheça e aprenda a usar a bibliografia fundamental e que saiba identificar as principais características da cultura material do mundo islâmico, especialmente no al-Andalus

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:
• Reconhecer os componentes arqueológicos que poderão ser encontrados em qualquer trabalho de investigação e que são caracterizadores de ocupação em época islâmica / no al-Andalus;
• Analisar de forma crítica as principais correntes da investigação de modo a enquadrar devidamente os dados materiais e históricos e a sua real importância e significado;
Competências:
• Fornecer as metodologias adequadas para a identificação e investigação das realidades materiais do período islâmico peninsular;
• Caracterizar os vestígios patrimoniais de época islâmica existentes no al-Andalus – em zonas urbanas e rurais - e em outros espaços ibéricos, bem como a cultura material que lhes está associada;
• Adquirir competências de trabalho para poder participar e vir a dirigir escavações arqueológicas nesta área, bem como poder estudar coleções ainda inéditas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à civilização islâmica e às suas materialidades
2. Introdução à História de al-Andalus e a sua periodização
3. A formação da cultura material islâmica
4. Estruturas de povoamento de al-Andalus
5. A cidade no al-Andalus
6. Espaços públicos e religiosos. Espaços de sociabilidade
7. Atividades económicas: agricultura, indústrias e comércio.
8. O lar e os seus utensílios
9. A cerâmica do al-Andalus
10. Iconografia e simbolismo na cultura material do al-Andalus

Métodos de Ensino

Ensino presencial, em sala de aula, com recurso a informação audiovisual. Prevê-se
a realização de visitas a Museus e exposições, bem como saídas para o terreno para
observar in situ testemunhos arqueológicos da época em estudo. Haverá aulas
práticas com manuseamento de materiais e leitura de plantas e modelos 3D de sítios
arqueológicos. Haverá uma prova escrita de frequência (50%), uma avaliação
intermédia, através da apresentação de um trabalho escrito sobre tema específico
(40%) e será levada em conta a assiduidade e participação dos estudantes nas aulas
(10%).

Bibliografia

ACIÉN, M. – Obras escogidas. I. Jaén, 2020.
ACIÉN, M. – Obras escogidas. II. Jaén, 2021.
CATARINO, H. – Castelos e território omíada na kura de Ocsonoba. In Mil Anos de Fortificações na Península Ibérica e no Magreb (5000-1500). Lisboa/Palmela, 2002. P. 29-44.
GÓMEZ MARTÍNEZ, S. – A cerâmica no Gharb al-Andalus: seguindo os passos de Juan Zozaya. Arqueologia Medieval. Nº 14 (2018) 149-163.
MACIAS, S.; LOPES, M. da C. – O território de Beja entre a Antiguidade Tardia e a Islamização. In Visigodos y Omeyas. El território. Mérida, 2012. p. 305-328.
MARTÍNEZ NÚÑEZ, M. A.– Escritura árabe ornamental y epigrafía andalusí. Arqueología y Territorio Medieval. nº 4 (1997) p. 127-162.
TORRES, C. – Mértola na época islâmica: o espaço doméstico. In Ethno-archéologie méditerranéenne. Madrid, 1995. p. 105-119.
ZOZAYA, J. – La fortificación islámica en la Península Ibérica: principios de sistematización. In El castillo medieval español. La fortificación española y sus relaciones con Europa. 1998. p.

Equipa Docente