2023

Economia do Trabalho

Nome: Economia do Trabalho
Cód.: ECN11994M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver uma melhor compreensão do funcionamento do mercado de trabalho e proporcionar os instrumentos e conhecimentos necessários para analisar e compreender várias áreas da economia do trabalho, como o emprego, desemprego e salários. Paralelamente existe o objetivo de dar aos alunos os instrumentos para poderem realizar investigação de forma independente. Procura-se fornecer aos alunos o conhecimento, a nível intermédio, dos tópicos tradicionais e recentes na área da Economia do Trabalho, em termos teóricos e empíricos, tendo em especial atenção o caso português.
Competências a desenvolver:
gerais: responsabilidade; capacidade de raciocínio independente e de decisão; capacidade de trabalhar em grupo e de comunicação oral.
académicas: capacidade de análise crítica e interpretação de evidência empírica.
profissionais: capacidade de situar a atividade económica nas suas várias dimensões e conhecimento na área do mercado de trabalho português e internacional.

Conteúdos Programáticos

Oferta de trabalho. Procura de Trabalho. Equilíbrio de concorrência e diferenças salariais compensatórias. Educação e capital humano. Desigualdades salariais e de rendimentos. Mobilidade da mão de obra. Análise económica da discriminação. Desemprego.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Ilustração das teorias apresentadas recorrendo estudos empíricos, sempre que possível apresentando também resultados para Portugal. Resolução de exercícios quando tal se justificar. Por outro lado, associa-se, às aulas, soluções de e-learning que asseguram uma outra flexibilidade e possibilidade de contacto, em termo real, entre os alunos e a equipa docente.

Privilegia-se a avaliação contínua que os alunos terão que realizar um Teste escrito (50% da nota final) e um Trabalho de grupo(50% da nota final).
Há a possibilidade de realização de uma única prova de avaliação escrita no final do semestre(100%).

Bibliografia

Borjas (2016), Labor Economics, 7ª ed, McGraw-Hill

Cahuc, P., S. Carcilo e A. Zylberberg (2014), Labor Economics, The Mit Press.

Equipa Docente