2023

Educação para a Literacia

Nome: Educação para a Literacia
Cód.: PED01614L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Reflectir criticamente sobre o impacte do conceito de literacia na formação integral da pessoa humana. Perspectivar a literacia como conjunto de práticas socialmente relevantes. Equacionar possibilidades de potenciar a relevância e a transversalidade da educação para a literacia no actual contexto educativo, nomeadamente na comunidade escolar.

Conteúdos Programáticos

Literacia como conceito transversal e integrador no âmbito do currículo.
Delimitação do conceito de literacia á luz de diferentes posicionamentos teóricos.
A abordagem da 'literacia crítica'.
A comunidade escolar como possibilidade colectiva de construção de leitores para além da literacia escolarizada - problemas e desafios.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas. Leitura de textos, seguida de debate, orientado por linhas de leitura. Trabalhos de grupo e individuais (ensaios críticos elaborados a partir da reacção às leituras e debates) Mobilização das TIC, nomeadamente da plataforma Moodle.//Avaliação: elaboração e discussão de um portefólio.

Bibliografia

Albright, J. & Luke, A. (2008). Pierre Bourdieu and Literacy Education. New York: Taylor & Francis.
Beach, J. (2010). Guided Reasoning Critical Literacy. Hoboken, NJ: Jossey Bass/Wiley.
Dionísio, M. (2000). A construção escolar de comunidades de leitores. Leituras do manual de Português. Coimbra: Almedina.
Freebody, P, Muspratt, S., Dwyer, B. (2001). Diference, silence, and textual practice: studies in critical literacy. Cresskill, NJ: Hampton Press.
Miller, F., Vandome, A. & McBrewster, J. (eds.) (2010) Critical literacy: Literacy, Syntax, Post-structuralism, Discourses, Allan Luke, Colin Lankshear, Critical reading. Mauritius: Alphascript Publishing.
MOJE E. & O'BRIEN, D. (eds.) (2001). Constructions of Literacy. Studies of Teaching and Learning In and Out of Secondary Schools. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Equipa Docente