2023

Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música I

Nome: Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música I
Cód.: MUS11196M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Prática de Ensino Supervisionada corresponde à unidade curricular que integra a componente de formação de iniciação à prática profissional através de estágio em Escolas de Ensino de Música

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conceito de escola: perspetiva e análise consciente do funcionamento da instituição e do contexto social onde esta se integra: a escola, a família e a comunidade.
-Desenvolvimento e aplicação de ferramentas para o registo e análise de dados educacionais.
-Desenvolvimento de capacidades para a Ação educativa.

Conteúdos Programáticos

-Currículo da respetiva área de docência incluindo a música de conjunto do ensino dos conservatórios e escolas de música.
-Orientações curriculares: do passado para o presente e futuro.

Métodos de Ensino

-Orientação dos alunos para a observação, análise e intervenção em contexto escolar.
-Discussão e análise crítica de situações problemáticas do contexto educativo.
-Apresentação e discussão do relatório da unidade curricular

Avaliação

Cada docente estabelece os métodos de avaliação próprios na sua unidade curricular.

Bibliografia

Agrell, Jeffrey. (2008). Improvisation Games for Classical Musicians. Chicago: GIA Publications
Azevedo M. (2001). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares (2ª edição). Lisboa: Universidade Católica
Baines, A. (1992). The Oxford companion to musical instruments. New York: OUP
Burnard, P., (2012). Musical Creativities in Practice. Oxford: OUP
Cardoso, C.(2006). Os professores em contexto de diversidade. Porto: Predefinições
Freitas, C. M. et al (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Lisboa: Texto Editora
Lopes, E (2011). Perspetivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. Évora: Fundação L. Molina
Lopes, E. (2013). Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Évora: Fundação L. Molina
Pombo, O.; Guimarães, H.; Levy, T. (Org) (2006). Interdisciplinaridade. Antologia. Porto: Campo das Letras
Thurler, M. ( 2001). Inovar Dentro da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora
Villas Boas, B. (2006). Portefólio. Avaliação e trabalho pedagógico. Porto. Asa