2023

Área de Docência I

Nome: Área de Docência I
Cód.: MUS10600M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Aprofundar o desempenho técnico instrumental/composicional.
2. Estimular uma consciência multidisciplinar da AD, com vista a uma síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do 1o ciclo e sua aplicação à prática instrumental ou à composição musical.
3. Perspetivar a importância da prática musical, individual e coletiva, no contexto do ensino da música.
4. Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
5. Conhecer materiais didáticos da AD, especificamente métodos de ensino adequados à iniciação na área de especialização do estudante e à música de câmara.
6. Aprofundar noções de planificação em situação de ensino/aprendizagem, bem como estratégias de trabalho individual ao instrumento/na composição musical e de trabalho conjunto na prática camarística.
7. Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros musicais ritmo e melodia em contexto de ensino-aprendizagem.
8. Dominar estratégias pedagógicas de análise interpretativa e memorização.

Conteúdos Programáticos

Estudo de obras do repertório instrumental/vocal; conceção e realização de um projeto de música de câmara; conceção e realização de projetos composicionais.
Domínio de técnicas, materiais didáticos e repertórios para a abordagem pedagógica de elementos concretos, a nível da iniciação ao instrumento/canto/composição:
1. genéricos: posição correta/montagem do instrumento, postura
2. específicos:
a. SOPROS: respiração, colocação, embocadura
b. CORDAS: colocação da m.e. (noções básicas de afinação), colocação do arco
c. PIANO: colocação das mãos, noções básicas de articulação e dinâmica
d. GUITARRA: cordas soltas, introdução ao uso da m. d. (arpejos e alternância de dedos i. e m.) e da m. e. (excertos de escalas nas primeiras 3 cordas e nas primeiras posições)
e. PERCUSSÃO/BATERIA: técnica básica clássica (efeitos e sons) e rudimentar (de “marching band”). Down | Up | Full stroke
f. VOZ: respiração, emissão, articulação, ressonâncias
g. COMPOSIÇÃO: noções básicas de melodia, harmonia e for

Métodos de Ensino

Definição inicial do programa de trabalho individual e da bibliografia específica, pelo docente, em função de cada estudante. Conceção, por parte do(s) aluno(s), sob a orientação do(s) docente(s), de um projeto de música de câmara (Interpretação).
Aulas individuais e em pequenos grupos, de tipologia interativa (comentários, exemplificação, reforço, avaliação formativa e autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano).
Atividades complementares.
Avaliação:
- contínua (desempenho em autonomia, sala de aula e atividades complementares) - 20%
- trabalho escrito (e respetiva apresentação) sobre métodos de iniciação adequados à área de especialização de cada aluno – 20%
-prova pública perante um júri:
Interpretação (ca. 30 min.): performance instrumental individual - 30% E apresentação de um projeto de música de câmara - 30%
Composição: apresentação de projeto composicional realizado no semestre.

Bibliografia

Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros).
Arrais, N. E Rodrigues, H. (2011). “Contributos da psicologia da música para a formação de professores do ensino vocacional de música”in Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI (c. E. Lopes). Évora: FLM, p. 99-115
Bruser, M. (1997). The art of practising. NY: Three rivers
Burnard, P. (2012). Musical Creativities in Practice.Oxford: Oxford University Press.
Harris, P. (2012). The Virtuoso Teacher. Londres: Faber.
Randles, C., Sullivan, M. (2013). “How Composers Approach Teaching Composition:
Strategies for Music Teachers”, Music Educators Journal, Vol. 99, Nº 3, p. 51-57.
Rink, J. (2002). “Analysis and (or) performance?”, Musical performance: a guide to
Understanding (ed. J. Rink), Cambridge, CUP, p. 35-58
Williamon, A. (2002), “Memorising music”. Musical performance: a guide to
Understanding (ed. J. Rink), Cambridge, CUP, p. 113-126